O secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo voltou a citar na manhã desta terça-feira (20) uma possível nova onda de casos de Covid-19 no estado. O gestor alertou que isso pode acontecer devido ao 'mau comportamento' da população em acreditar que a pandemia chegou ao fim. Mato Grosso registrou nesta terça-feira (20) 137.287 casos e 3.744 óbitos em decorrência do coronavírus.
"A população já se comporta como se a pandemia tivesse acabado e isso é muito ruim. Nós estamos recebendo informações do exterior e que uma segunda onda já começa a afetar vários países. Não noto que haja decisões sanitárias no país para que a gente possa combater a doença", disse em entrevista.
Apesar da retomada da abertura de diversos segmentos econômicos, Figueiredo alertou que a população ainda deve se atentar aos cuidados preventivos da doença, como manter o distanciamento social, sair de máscara e fazer a higienização das mãos.
“É muito preocupante o aspecto do comportamento das pessoas, o isolamento já inexiste e as atividades de aglomeração elas aumentam a cada dia, pessoas relaxando no aspecto da sua proteção individual e infelizmente as pessoas agem como se a pandemia não existisse mais no país”, ressalta.
Vacina
O governador Mauro Mendes (DEM) confirmou que Mato Grosso receberá o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 em janeiro de 2021. A informação foi oficializada pelo ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, durante reunião por videoconferência, na tarde desta terça-feira (20).
"Em janeiro, o Ministério vai ter disponível para mandar aos estados brasileiros em torno de 46 milhões de doses. Em fevereiro, um novo lote, e no primeiro semestre teremos outras entregas das diversas empresas que estão produzindo a vacina", relatou Mendes.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.