Segunda-Feira, 25 de Maio de 2020, 16h:29

Tamanho do texto A - A+

Rosário Oeste é líder em casos de coronavírus a cada mil habitantes em MT

Por: KHAYO RIBEIRO

A cidade de Rosário Oeste (105 km de Cuiabá) é líder no ranking de municípios com maior incidência de casos de infectados pela Covid-19, o coronavírus, em Mato Grosso a cada mil habitantes. No mesmo levantamento, Cuiabá ocupa o nono lugar.

modovisible/Pixabay

coronavirus mascara

Imagem ilustrativa

O HNT/HiperNotícias levantou os dados divulgados pela secretaria de Estado de Saúde (SES) sobre o registro de casos por cidades e consultou os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a respeito do total de habitantes por município em Mato Grosso, relacionando assim as dez cidades com maior incidência da doença a cada mil habitantes.

Assim, considerando a lista divulgada pela SES com casos registrados em 79 municípios de Mato Grosso. As dez primeiras cidades do ranking são: Rosário Oeste; São Pedro da Cipa; Primavera do Leste; Confresa; Barra do Garças; Jaciara; Querência; Jangada; Cuiabá e Curvelândia.

Em municípios interioranos, no quais a população é pequena quando comparada às cidades mais populosas, até mesmo uma quantia pequena de casos pode causar uma proeminência na média quando considerado o grupo de pessoas a cada mil habitantes.

HNT/HiperNotícias

Dez municípios de MT com maior taxa de coronavírus

Relação dos dez municípios de Mato Grosso em números de casos de coronavírus a cada mil habitantes

A exemplo disso está a cidade de São Pedro da Cipa. Com 4.727 habitantes, o município registrou apenas seis casos. Dessa, ao calcular a média para cada mil habitantes, a taxa de incidência dispara para 1,27. Do outro lado da comparação, Cuiabá tem uma taxa de 0,79, uma vez que tem uma população de 612.547 pessoas e 489 ocorrências.

Dessa forma, ainda que o município tenha muitos casos registrados, quando comparado a uma taxa de incidência que leve em consideração um conjunto da população a cada mil habitantes haverá uma diminuição no valor relativo à média final.

Diante dos dados, o portal tentou contato com a secretaria Municipal de Saúde de Rosário Oeste por conta da liderança em número de contágios. Contudo, não houve retorno por parte do município por conta do expediente da prefeitura.

À reportagem, a SES apontou que os dados divulgados nos boletins epidemiológicos com os números relativos a cada município são disponibilizados pelas Vigilâncias Sanitárias de cada cidade.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei