Não falar e não ouvir nunca foram impedimentos para o repórter televisivo Adão Alves, de 57 anos, exercer a profissão de jornalista. Em Barra do Garças (a 512 km de Cuiabá) e região, o jornalista conhecido como ‘Repórter Mudinho’ impressiona com o comprometimento profissional de informar os principais acontecimentos do dia.
Nascido em Poxoréu (263 km de Cuiabá), Adão não tem filhos e não é casado. Jornalista há mais de 16 anos, trabalha na emissora Barra Agora, afiliada da TV Band. Assim como todo bom repórter, Adão, para produzir as reportagens do dia, está sempre de olho no que é notícia na cidade.
Por não ouvir e não falar, ele se esforça ainda mais para se comunicar e transmitir os fatos, abrindo o microfone para as demandas da população. Sem intérprete de Libras, o repórter, com poucos sons que consegue emitir, comunica-se com os entrevistados, grava e reporta com gestos discretos faciais o assunto abordado na reportagem. É sempre bem recebido e respeitado pelos seus entrevistados, alguns deles autoridades locais.
A profissão fez de Adão Alves, o ‘Repórter Mudinho’, uma celebridade da região do Araguaia. Com o celular, ele filma ruas alagadas, entrevista autoridades municipais e até nacionais. Reportagens comunitárias em bairros e eventos na cidade também não passam despercebidas pela vontade de noticiar de Adão.
Durante as gravações, é perceptível que Adão, como um ávido repórter, fica atento ao entrevistado e consegue compreender as repostas que precisa através da leitura labial e gestos de quem ele entrevista. Admirado pelo talento, mesmo diante de uma condição que poderia ser uma limitação, o Repórter Mudinho busca sempre alçar novos voos. Em 2020, filiado ao MDB, tentou a candidatura de vereador em Barra do Garças.
ASSISTA
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.