Os incêndios de vegetação na área urbana de Cuiabá têm maior incidência na região do bairro Coxipó e Cinturão Verde. Outros bairros como Pedra 90 e Osmar Cabral também lideram os registros de queimadas na capital. A informação é do secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales. De janeiro e julho, foram 196 ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Pasta municipal nas ações de fiscalização, combate e aplicação de multas.
Segundo Sales, o motivo da maior incidência de fogo no Coxipó, Cinturão Verde, Pedra 90 e Osmar Cabral é a presença de vários pequenos produtores que, segundo o gestor da pasta, veem o fogo como único meio de limpeza da área. A fala ocorreu em entrevista à rádio Vila Real, nesta terça-feira (13).
A estiagem e o tempo seco contrinuem para propagação do fogo. Indagado, Sales destacou que Sorp mantém parceria com o Corpo de Bombeiros nas ações de fiscalização, combate aos incêndios e aplicação de multas que, segundo informou tem valor inicial de R$ 1.003. Contudo, a multa varia de acordo com a proporção do dano causado. Cabe destacar que incêndios na área urbana são proibidos em todo ano.
O secretário ainda destacou que, apesar de expessivo, o número de ocorrências na área urbana está em queda queda. Conforme já reportado pelo HiperNotícias, de janeiro a julho de 2024, Cuiabá registrou 196 incêndios na vegetação enquanto que, no mesmo período do ano passado foram 235 incêndios.
LEIA MAIS: Cuiabá registra quase 200 incêndios em vegetação na área urbana
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.