Um redemoinho de poeira se formou em uma fazenda não identificada entre os municípios de Primavera do Leste e General Carneiro e chamou a atenção de quem estava no local. O fenômeno foi registrado em vídeo por imagens aéreas e circulou nas redes sociais do @perto_de_casa, nesta sexta-feira (5).
As imagens mostram o momento em que a coluna de vento surge no meio da propriedade rural, em uma área com indícios de queimadas, levantando poeira cinza escura e se deslocando pelo terreno. Em poucos segundos, o redemoinho ganha força, aumenta em altura e diâmetro, impressionando os seguidores que comentaram sobre o ocorrido.
Entre eles, uma mulher destaca. “Quando deixarem de retirar a vegetação e deixarem o solo nú, talvez melhore esses eventos que antes eram raros no Brasil”. Outra seguidora lamenta. “Muito triste ver isso. Nosso Mato Grosso as cinzas”.
Segundo o professor de física ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Leone Curado, redemoinhos desse tipo costumam ocorrer em solo seco, áreas recém-queimadas ou vegetadas com fogo ativo, sendo resultado direto das altas temperaturas.
“O calor intenso, aliado ao tempo seco e à baixa umidade, cria uma pequena área de baixa pressão que favorece a rápida subida do ar, formando uma minicélula de convecção. Essa região tende a rotacionar, aspirando o ar em volta e originando o vórtice visível que conhecemos como redemoinho, uma espécie de minitornado”, explicou Curado.
Apesar do impacto visual, o fenômeno é considerado natural e comum em períodos de seca em Mato Grosso. Normalmente, não apresenta riscos graves, mas pode assustar e levantar grande quantidade de poeira em áreas rurais.
VEJA VÍDEO:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.