O trabalho de limpeza em Cuiabá teve um aumento de aproximadamente 50 toneladas de resíduos sólidos por dia durante a realização dos jogos da Copa do Mundo. Ou seja, originou cerca de 590 toneladas/dia de lixo. Para a execução do serviço foi necessário um reforço na equipe, além dos 120 trabalhadores destinados para a tarefa todos os dias das 7h às 22h. No caso, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos contratou 30 pessoas para o turno extra até as 2h da manhã.
Mayke Toscano/Hipernotícias |
![]() |
Estimativas do diretor de resíduos sólidos da Secretaria Serviços Urbanos, Abel Nascimento, 24 toneladas por dia são atribuídas ao aumento da população que visitou a cidade. “É o chamado pico. Com aumento da população na ordem de 30 mil pessoas, quase metade do aumento de resíduos é desse grupo que veio à Cuiabá”, explicou.
A varredura e coleta de lixo aconteceu como planejado nos entornos da Arena Pantanal, Fifa Fan Fest, Arena Cultural e praças da região central da cidade.
No caso do Fan Fest e da Arena Pantanal, foram realizadas as coletas seletivas de lixo. O trabalho contou com a parceria da Cooperativa Acamarc, onde os catadores cooperados eram responsáveis pela retirada do material reciclável.
O caminhão e motorista foram disponibilizados pela prefeitura para que a cooperativa executasse a tarefa com cerca de 8 catadores de lixo. Eles atuaram em sistema de revezamento. “O dinheiro da reciclagem desses resíduos é todo revertido para os trabalhadores”, pontuou Abel Nascimento.
A previsão é de que o trabalho com a cooperativa seja permanente, ou seja, continue depois da Copa.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.