A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste (a 250 Km de Cuiabá) confirmou, nesta terça-feira (4), o sexto caso de sarampo no município desde o início do surto registrado neste ano. O novo diagnóstico é de uma criança de 1 ano de idade, integrante do mesmo núcleo familiar dos casos anteriores e que não havia recebido a vacina contra a doença.
De acordo com a Prefeitura, o resultado laboratorial foi reagente e, a partir da confirmação, todas as medidas previstas pelos protocolos de vigilância foram adotadas: investigação epidemiológica, rastreamento de contatos e bloqueio vacinal imediato.
A criança encontra-se fora de risco clínico e não apresenta mais potencial de transmissão do vírus.
Vacinação segue como principal estratégia
O município reforça que a imunização é a medida mais eficaz para prevenir o sarampo e interromper a circulação do vírus. Todas as unidades de saúde de Primavera do Leste seguem com doses disponíveis conforme o calendário nacional de vacinação.
A Secretaria orienta que, ao surgir sintomas como febre, manchas vermelhas na pele, irritação nos olhos, tosse, coriza e mal-estar, a população procure imediatamente uma unidade de saúde.
“Seguimos em alerta máximo, com monitoramento constante e ações contínuas de prevenção. A colaboração da população é essencial para evitar novos casos”, destacou o município em comunicado oficial.
Primavera do Leste permanece atualizando as informações conforme evolução do cenário epidemiológico.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
"Nota Oficial: 6º caso confirmado de Sarampo em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi confirmado o 6º caso de sarampo no município.
Trata-se de uma criança de 1 ano de idade, pertencente ao mesmo núcleo dos casos anteriores já registrados. A criança não tinha histórico prévio de vacinação contra o sarampo.
Após o resultado laboratorial reagente, todas as ações previstas em protocolo foram executadas em tempo oportuno: investigação epidemiológica, rastreamento de contatos e bloqueio vacinal.
A criança encontra-se fora de risco clínico e também fora de risco de transmissão.
Reforçamos à população que a vacinação é a melhor e mais eficiente forma de prevenção contra o sarampo. Todas as unidades de saúde do município possuem doses disponíveis conforme calendário nacional.
Incluímos mais uma vez a orientação: ao surgimento de sinais como febre, manchas vermelhas na pele acompanhados de irritação nos olhos e/ou tosse e/ou coriza e mal-estar, procure imediatamente uma unidade de saúde.
O município permanece em alerta, em monitoramento contínuo e seguirá atualizando as informações conforme evolução do cenário epidemiológico."
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






