Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 10h:43

Tamanho do texto A - A+

Prefeito pede que população busque atendimento de urgência no HMC

Por: ANA ADÉLIA JÁCOMO

Alan Cosme/HNT/HiperNoticias

HMC/Hospital Municipal de Cuiaba

Todas as ambulâncias e o Samu passam a encaminhar pacientes da urgência e emergência para o novo Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) a partir desta terça-feira (19). O Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) ainda deve continuar, por 100 dias, recebendo pacientes que forem buscar esse tipo atendimento.

No entanto, após estabilização, as pessoas serão encaminhadas para o HMC, onde funciona o novo Pronto Socorro. De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o prazo de 100 dias foi determinado para que a população possa ter tempo de se acostumar com a mudança.

“O HMC já está funcionando urgência e emergência. Ambulâncias e Samu já estão vindo diretamente para o HMC. Em relação ao atual PS, vou deixar uma equipe orientada pelos técnicos durante 100 dias pelo condicionamento das pessoas. Por exemplo, em um acidente, tem pessoas que vão direto ao pronto socorro, porque são quase 40 anos condicionadas ao Pronto Socorro na General Melo”

O prédio do antigo pronto socorro passará a se chamar HFAM (Hospital da Família), com 50 leitos de retaguarda e a ala pediátrica. O local será reformado ao custo de R$ 190 milhões. Os detalhes sobre prazos, licitações e demais detalhes técnicos ainda não foram divulgados pelo prefeito.

“Esta semana farei uma prestação de contas do HMC e também apresentarei o que será o conceito do HFAM, que vai ser construído após uma grande reforma no pronto socorro velho. Mas, seguramente, serão investidos algo em torno de R$ 190 milhões”, disse ele, durante a inauguração total do HMC, na noite desta segunda-feira (18).

O antigo Pronto Socorro foi um dos pontos fraco da administração de Emanuel Pinheiro. O hospital foi alvo de uma auditoria do Ministério da Saúde em junho, acionado pelo Sindicato dos Médicos (Sindmed) para investigar as constantes denúncias de falta de remédios, materiais para atendimentos aos pacientes e falta até materiais de limpeza.

O prédio tem 31 anos de existência e possui diversas avarias estruturais, A obra anunciada pelo prefeito deve ser feita no subsolo e no 1º andar.

O novo Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá (HMC) está localizado no bairro Ribeirão do Lipa, na Rua Orivaldo M. de Souza, s/n.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei