O número de acidentes de trânsito, com e sem vítimas fatais, na Capital diminuiu 46% nos últimos três meses, período em que foram implantados os radares eletrônicos. De acordo com dados divulgados hoje (24) pelo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), em setembro o número de acidentes com vítimas fatais foi de 74, em outubro 53 e em novembro foram registrados apenas 40 casos. O levantamento foi produzido pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mato Grosso (Ciosp-MT).
Marcos Lopes/HiperNotícias |
![]() |
Ainda de acordo com o estudo, nos casos que não envolveram mortes o numero também diminuiu, em setembro fechou com 110 casos, outubro 101 e em novembro caiu para 63 casos. “Isso representa uma diminuição de até 50% dos casos”, comemora Mendes.
Mauro lembra que a diminuição é refletida em outras áreas, como a de saúde, pois o numero reduzido de acidentados desafoga o setor de urgência e emergência do Pronto Socorro da Capital.
“O numero de acidentes têm um fator que é positivo para a saúde pública, quando se é percebido uma redução dos índices, os setores de urgência e emergência podem trabalhar melhor”, avaliou.
“A prefeitura vai trabalhar de forma intensa para que a educação no trânsito possa ser de forma continuada e as pessoas se conscientizem do perigo”, pontuou.
RADARES E PENALIDADES
Foram instaladas duas lombadas eletrônicas nas Avenidas Beira-Rio, Mato Grosso e na General Melo.
Já os radares fixos foram instalados nas Avenidas Miguel Sutil, Beira-Rio e República do Líbano.
Os detectores de avanço semafórico foram colocados na Avenida Generoso Ponce e Avenida General Melo.
Divulgação |
![]() |
Quando a velocidade do veículo estiver acima de 50% do máximo permitido na via, a infração será considerada gravíssima com agravante e, além de gerar sete pontos na carteira, implica em três vezes o valor da multa de R$ 191,54 (infração grave), chegando a R$ 574.
A instalação dos aparelhos foi por determinação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura e o Ministério Público do Estado (MPE), em julho de 2011. O objetivo é diminuir o número de ocorrências, um dos principais motivos de internação no Pronto Socorro da Capital.
Atualizada às 21h34
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.