A Polícia Federal do Estado já organiza o “Ato do Algemaço” e, pelo menos, 320 policiais irão pendurar as algemas e não vão prender mais ninguém. A ação é um protesto por melhores salários previsto para acontecer na próxima sexta-feira (7) em frente à sede da PF.
A decisão foi tomada em assembleia geral realizada nesta quarta-feira (5) e faz parte da mobilização nacional da categoria que já anunciou a suspensão das atividades da PF durante o período da manhã em que acontecer o algemaço.
Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso, Erlon Brandão, as principais reivindicações giram em torno da reestruturação da carreira do policial federal.
|
Desde 1996 o provimento para cargos de agente, escrivão e papiloscopista exige escolaridade de nível superior, mas são considerados e tratados como ensino médio, porque o salário não acompanha.
“Queremos nivelamento superior para todos os profissionais (perito, delegado, escrivão, agente, papiloscopistas), ou seja, o reconhecimento do cargo de investigador como nível superior. Somos a única polícia que possui um círculo completo, somos judiciária e ostensiva”, afirma.
A exigência da categoria é para que sejam adotados os mesmos critérios salariais dos funcionários das agências regulatórias como da Agência Brasileira de Informações (Abim), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Receita Federal (RF).
Para estes servidores, o salário inicial é de R$ 12 mil enquanto o policial federal recebe, atualmente, em início de carreira, $ 7 mil e depois de 15 anos trabalhando, R$ 11,5 mil.
|
PARALISAÇÃO NACIONAL
Conforme deliberação nacional, além do ato da próxima sexta-feira, está previsto a paralisação nacional no dia 11 e nos dias 25 e 26 deste mês. Já em março, serão a paralisação será de três dias, em 11, 12 e 13.
A determinação de paralisação pode alcançar o período dos jogos da Copa do Mundo visto que a categoria não pretende recuar, já que em 2013, os policiais realizaram três protestos com o mesmo objetivo, sem êxito.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Carlos Nunes 06/02/2014
Espero que o novo presidente da república fortaleça mais a PF: melhores salários, mais verba, equipamentos de ponta para melhorar e facilitar as investigações, mais recuros humanos, e assim vai. Para isso a Segurança, junto com a Educação, a Saúde, deveriam ser prioridades nacionais. Com a turma atual, prioridade mesmo é só a Copa 2014 - o circo passageiro mais caro do mundo. Aonde, segundo os sites, a FIFA terá um lucro superior a 5 BILHÕES DE DÓLARES, mais de 10 BILHÕES DE REAIS. Traduzindo: uma instituição privada capitalista, que fez a turma trabalhar com dinheiro público e não gastou nadinha para montar o circo passageiro, vai sair com o bolso cheio. E ainda tem um turma de políticos pensando que vão ganhar muitos votos com as tais das Obras da Copa. Vôte. Em MT, 10 BI daria para fazer muita coisa, mas acharam melhor encher os bolsos da FIFA, uai!
1 comentários