Auditores fiscais do trabalho preparam greve em todo o país na véspera da abertura da Copa do Mundo. Paralisações nacionais aconteceram na quarta-feira (28) como sinal de alerta. No caso de Mato Grosso, além de melhorias estruturais, a categoria repudiava a nomeação do novo superintendente Regional do Trabalho, Samir Katomata, ocorrida no dia 21 deste mês. Essas reações surtiram efeitos, a exoneração de Katomata já aconteceu e foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (30).
Divulgação |
![]() |
Se greve for efetivada, ações como repressão ao trabalho escravo seriam prejudicadas em todo o Brasil |
“Caso não haja uma definição entraremos em greve por tempo indeterminado”, revelou Marilete Mulinari Girardi, auditora fiscal do trabalho e presidente da Delegacia Sindical do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais de Mato Grosso.
Em caso paralisação do setor, o trabalhador é o principal prejudicado, uma vez que as fiscalizações não acontecerão. Como por exemplo, trabalho infantil e trabalho escravo, atendimento interno com levantamentos, cumprimento da jornada de trabalho, o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O protesto é contra o desmonte do Ministério do Trabalho, que inclui baixos salários e condições precárias de trabalho. Os servidores alegam que faltam profissionais para atuarem como auditores fiscais e na área administrativa. Desse modo, reivindicam, além da revogação da nomeação de Samir, a realização de concurso público. No estado são 61 auditores fiscais.
EXONERAÇÃO
Os auditores foram contra a nomeação de Samir Katomato por entenderem que a escolha se dava por motivos meramente políticos e desrespeitava o quadro de carreira do MTE. Além da paralisação, a sub sede de Mato Grosso enviou uma nota de repúdio ao ministro do Trabalho, Manoel Dias, em Brasília.
"A suspensão das atividades por um dia na Superintendência Regional do Trabalho, na quarta-feira (28), alcançou o resultado esperado pelos auditores fiscais do trabalho em Mato Grosso. O novo superintendente nomeado recentemente, Samir Katomato, foi exonerado e não deve mais ficar no cargo”.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.