“Não existe fórmula mágica” para adquirir bons resultados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme avalia o professor de História, Gênesis Barbará. Mas, difícil é controlar a ansiedade na medida em que se aproxima a data das provas. Só em Mato Grosso mais de 200 mil candidatos vivem essa expectativa, eles integram a lista dos mais de 8,7 milhões de brasileiros que farão as provas do Enem 2014 neste final de semana, sábado (8) e domingo (9), respectivamente.
Gênesis Barbará/Arquivo pessoal |
![]() |
O mais importante agora é não perder a prova. A atenção se volta para a hora de abertura e fechamento dos portões dos locais de provas, que obedecem ao horário de Brasília, ou seja, às 12h, portanto 11h de Mato Grosso. Outros estados também sofrerão diferenças devido ao horário de verão.
No mais é manter a calma. O professor explica que quem estudou, está mais tranquilo. “Não existe fórmula mágica, quem não estuda não consegue”, afirmou Gênesis, que além de professor é diretor técnico pedagógico da Fato Digital, em Cuiabá. Desde março ele leciona para uma turma de candidatos ao Enem, na Fato Concursos.
Além de eles assistirem de seis a oito aulas por dia a orientação previa mais três horas de estudos em casa diariamente, como forma de reforçar o aprendizado e rever conteúdos. “Aqui as aulas são gravadas e disponibilizadas online para que acompanhem e tirem as dúvidas. Quem assistiu e seguiu a sistemática tem maior rendimento. Também é feito uma revisão dos principais pontos do Enem, o que mais cai nas disciplinas. Somos a única escola do país com esse formato”, explicou.
Para o estudante Rafael de Oliveira Melo, 19 anos, que enfrentará a prova pela segunda vez, o resultado se traduz em confiança. “O Enem é um exame longo, o difícil é controlar o tempo e a ansiedade. Mas agora me sinto mais seguro porque da primeira vez eu não tinha domínio total do conteúdo. É preciso se preparar. Fiz cursinho e vejo hoje como fui rigoroso no aprendizado porque o Enem vale para muitos caminhos”, relatou Rafael.
A nota do Enem pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas. Também pode ser usado por alunos maiores de 18 anos para a certificação do Ensino Médio.
ORIENTAÇÕES
Qualquer dúvida sobre os locais de prova, para aqueles que não receberam pelo correio, é só consultar pelo site do Enem. Também foi disponibilizado o 0800 61 61 61.
Na véspera do Enem é bom relembrar o que é preciso levar para a prova e o que é proibido. Caneta de tinta preta fabricada com material transparente e documento de identidade com foto não podem faltar.
Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. No ano passado, mais de 20 candidatos foram eliminados por postar fotos do exame em redes sociais.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.