Mato Grosso é um estado brasileiro que tem se destacado na prática do tiro esportivo, com diversos atletas representando a região em competições nacionais e internacionais. A popularização dos clubes de tiro e as boas colocações nas competições renderam aos atiradores, associados a clubes de tiro, o benefício da Bolsa Atleta, paga pelo governo federal.
O Diário Oficial da União publicou lista com 171 atletas de Mato Grosso beneficiados, destes, 22 são atiradores esportivos e ganhadores de competições nacionais e internacionais.
Segundo a Federação de Tiro Esportivo de Mato Grosso, o estado conta, atualmente, com mais de sete mil atletas no Tiro Esportivo e vários deles integram o ranking brasileiro e mundial.
Nas Olimpíadas, Mato Grosso já teve a participação de alguns atletas no tiro esportivo representando o Brasil. Um dos exemplos mais recentes é a atleta Rosane Budag, natural de Sorriso, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Rosane disputou na categoria carabina de ar 10 metros feminina, ficando em 25º lugar na classificação geral.
BOLSA
Para se tornar elegível para a Bolsa Atleta, o atirador deve possuir resultados expressivos em competições nacionais e internacionais, além de ser cadastrado nas federações ou confederações esportivas correspondentes. É importante ressaltar que a bolsa é concedida em diferentes categorias, de acordo com o nível de rendimento do atleta e o valor da bolsa varia de acordo com a categoria.
CAMPEÕES DE TIRO
Entre os beneficiados pela bolsa em Mato Grosso, está o mato-grossense do município de Sorriso (396 km de Cuiabá), Darlei Carlos Oberherr, que conquistou três títulos: o AA Mec Outdoor Single; o AA Sterling Cut Glass Singles; e o AA Winchester Super 500 SGLS.
Outro bolsista é Murilo Nicolii, de Tangará da Serra (242 km de Cuiabá), que foi campeão mundial da modalidade de Trap Double, com 98 acertos de 100 tiros. Outro atirador é Levir Delcaro, também de Tangará da Serra, que foi um dos quatro atletas a conquistar medalhas para Mato Grosso. Ele foi campeão mundial NRA singles e vice-campeão C – Hodgdon Power Singles, AA Sterling Cut Glass Singles e AA Winchester Super 500 SGLS.
Já Thor Barcelos Palomares, de Cuiabá, chegou a receber moção de aplausos e reconhecimento público pelo desempenho na Final do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo, realizado no Centro Olímpico da cidade do Rio de Janeiro, em dezembro de 2020.
AUMENTO DOS CACS
O desempenho desses atletas de Mato Grosso nas Olimpíadas e em outras competições de tiro esportivo é um reflexo do crescente interesse e investimento nesse esporte no estado e no país como um todo.
De acordo com dados da Federação, o número de clubes de tiro registrou aumento de 170% entre 2019 e 2022. Há quatro anos, havia dez clubes no estado e, em 2022, o número pulou para 27.
Nos últimos anos, os clubes de tiro e atiradores esportivos cresceram significativamente no Brasil, impulsionados principalmente pela mudança na legislação brasileira sobre armas de fogo em 2019.
Também foram mais de 56 mil armas registradas por CACs em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No último ano, houve uma disparada, com 33.079 novas armas cadastradas, o que representa uma média de 90,6 armas por dia e aumento de 1.010,4%, comparando com dados de 2019.
Antes da alteração da lei, os atiradores esportivos tinham acesso restrito a armas de fogo e munições e eram obrigados a cumprir uma série de exigências burocráticas e de segurança para poder praticar o esporte. No entanto, a nova legislação simplificou e ampliou as regras para a prática do tiro esportivo, permitindo que mais pessoas pudessem se envolver no esporte.
CLUBES DE TIROS
Os clubes de tiro no Brasil são associações para promover e incentivar a prática esportiva do tiro, além de fornecer um local seguro e adequado para a realização dessa atividade.
Para se tornar membro de um clube de tiro no Brasil, é necessário atender a alguns requisitos, como possuir idade mínima de 18 anos, estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos, não possuir antecedentes criminais, apresentar laudo médico e psicológico atestando sua aptidão para a prática do tiro esportivo, entre outros.
Em Sinop (480 km de Cuiabá), cidade onde aconteceu a chacina que vitimou sete pessoas no dia 21 de fevereiro, foram criados três clubes de tiro entre 2020 e 2022. Edgar Ricardo de Oliveira, de 30 anos, um dos autores da chacina, era registrado como CAC desde março de 2022, de acordo com o Exército. Ele é uma das 22.011 pessoas que conseguiram certificados CAC no último ano na região militar que abrange Mato Grosso.
POSSE E PORTE DE ARMAS
É importante ressaltar que a posse e o porte de armas no Brasil são regulamentados por lei, e que os clubes de tiro devem seguir rigorosamente todas as normas e procedimentos estabelecidos pelos órgãos competentes, como a Polícia Federal e o Exército Brasileiro. Dessa forma, a prática do tiro esportivo em clubes de tiro no Brasil é uma atividade legal e segura, desde que seja realizada de forma responsável e em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Veja lista dos benficiados
MURILO NICOLLI - Tiro ao Prato - TANGARÁ DA SERRA
ADILSON LUIZ LEMANSKI - Tiro ao Prato - SINOP
EVALDO ADRIANO DE OLIVEIRA - Carabina - SINOP
FERNANDO JOSE ZANCHETTE - Tiro ao Prato - SINOP
CINTIA RITA ALENCAR DE SOUZA - Carabina - SINOP
LAIR JOSE DE MARCHI - Tiro ao Prato - SINOP
CLEBER RUFATTO - Carabina - SINOP
DIEGO ANTUNES DOS SANTOS - Carabina - SINOP
PAULO EDSON MALINSKI - Carabina - SINOP
DARLEI CARLOS OBERHERR - Tiro ao Prato - SORRISO
ALCIONIR PAULO SILVESTRO - Carabina - SORRISO
ALINE FATIMA MARIGA CAVAGLIERI - Estrada - SORRISO
JARDEL FAVARETTO - Carabina -SORRISO
TIAGO DA SILVA BRASIL - Carabina - SORRISO
DANIEL FAVARETTO - Carabina - SORRISO
ROMULO AUGUSTO OLIVEIRA DE ANDRADE KELM - Carabina - CUIABÁ
THOR BARCELOS PALOMARES - Pistola - CUIABÁ
MARCELO JUNIOR BALBINOTTI - Tiro ao Prato - TANGARÁ DA SERRA
CARLA ADELITA MOLINARI DAROLD VALCANAIA - Tiro ao Prato - LUCAS DO RIO VERDE
DIANS RODRIGO MALAGUTTI PRESUTTO - Carabina - PONTES E LACERDA
JOAO VITOR BARROS DE FREITAS - Carabina - JAURU
EMANUELLE LOPES PARDIN - Carabina - CAMPOS DE JÚLIO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.