Imagem da Internet |
![]() |
Valdemiro Santiago aponta que aquisições foram feitas para igreja e nega enriquecimento ilícito |
O procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra Carvalho, determinou por meio de despacho, que o Ministério Público do Estado de São Paulo, investigue o pastor da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago, que é investigado por enriquecimento ilícito, pois o apóstolo (como é chamado pelos frequentadores religiosos) mantém fazendas na região de Santo Antônio de Leverger e em Rondonópolis, compradas com dinheiro da igreja.
Marcelo Ferra argumentou que a investigação tem que acontecer pelo órgão na capital paulista porque é onde fica a sede da igreja. “A competência pela apuração dos fatos está em São Paulo, sede da igreja, por isso foi feita transferência”, disse Ferra por meio de assessoria de imprensa.
Ainda de acordo com o Ministério Público, as investigações foram atribuídas ao Ministério Público Federal, mas o procurador da República, Marcellus Lima, avaliou que não houve uso do dinheiro da União, por esse motivo, a investigação era para ser seguida pelo MPE
As primeiras denúncias sobre Valdemiro Santiago foram trazidas à tona pela reportagem exibida pela TV Record, no programa Domingo Espetacular, no dia 18 de março.
O programa exibiu que Valdemiro Santiago mantém fazendas na região de Santo Antônio de Leverger em área perto de Rondonópolis, compradas com dinheiro da igreja.
A reportagem diz que são "fazendas riquíssimas encravadas no coração do Pantanal". Segundo a Justiça, a Igreja Mundial tem dezenas de templos ameaçados de fechar por ordens de despejo. Ao mesmo tempo, o apóstolo Santiago fica cada vez mais rico.
Segundo a reportagem, a soma disso (gado, terras e benfeitorias), o investimento total de Valdemiro chega a R$ 50 milhões. O material divulgado pela TV Record foi levantado pelo jornalista Amaury Ribeiro Júnior.
Em todas as aparições públicas, e nas vezes em que era questionado sobre o assunto, Santiago sempre negou as acusações. O apóstolo afirma que as fazendas não são suas, mas da igreja.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.