Uma manifestação com mais de 140 cruzes espalhadas no canteiro da avenida da Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e faixas no viaduto chamou a atenção de quem passou pela via na manhã desta segunda-feira (25). O manifesto, realizado pelo Observatório de Mato Grosso, é em homenagem as mais de 600 mil vítimas da covid-19 no Brasil e as quase 14 mil em Mato Grosso, além de protestar contra atos de corrupção na saúde relacionados à pandemia da covid-19.
“Esse foi um protesto pacífico, uma manifestação silenciosa em memória e respeito pelas vítimas da coviud-19 no Brasil, em especial em Mato Grosso. Foram colocadas aproximadamente 140 cruzes, cada uma representando cada grupo de 100 pessoas, já que estamos beirando 14 mil mortos, de acordo com o próprio painel do governo do Estado”, conta um dos organizadores e membro do Observatório, Pedro Fim.
A entidade relata que Mato Grosso é o pior estado em taxa de mortalidade do país e que Cuiabá tem a 4ª maior quantidade de leitos de UTI e, mesmo assim, ocupa o segundo lugar em mortalidade entre os 100 maiores municípios. Outro ponto apontado pelos organizadores é o montante que Estado e a Capital receberam para combater a covid-19, de R$ 2 bilhões.
“Esse protesto foi motivado pelas graves denúncias, que a gente tem visto na CPI da Pandemia, aqui no nosso Estado, nosso município. Queremos trazer uma mensagem para os membros do Legislativo, o que vocês têm feito para fiscalizar esses recursos, o que vocês têm feito pelo Sistema único de Saúde (SUS) que vacinou a pessoas, e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e os demais atendimentos o que têm feito para fiscalizar esses gastos essas denúncias. Essa a mensagem que a gente quer passar”, relata Pedro.
Agressividade
Logo após o início do protesto, uma veículo Fox vermelho invadiu o canteiro e passou por cima de várias cruzes. Pedro filmou o momento em que o veículo destruiu parte da cruzes da manifestação. Veja o vídeo
“Absurda a agressividade do cidadão. Respondeu com violência a um protesto silencioso e pacífico, arriscando inclusive responder pela violação às regras de trânsito. Podemos inclusive registrar um boletim de ocorrência contra ele”, conta Pedro.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Dionizio 25/10/2021
A placa do cidadão é NPH-6576
1 comentários