Terça-Feira, 26 de Maio de 2020, 15h:16

Tamanho do texto A - A+

Máscaras serão entregues para trabalhadores e usuários do SUAS

Iniciativa será realizada pela Setasc e faz parte da campanha “Eu Cuido de Você, Você Cuida de Mim”

Por: REDAÇÃO

Trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) receberão máscaras da Campanha “Eu Cuido de Você, Você Cuida de Mim”. A ação incentiva o uso do equipamento de proteção, mesmo que artesanais, para evitar a propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19.

A distribuição das máscaras, inicialmente, favorecerá os municípios com maior número de casos confirmados da doença e será realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

“Iremos expandir também para outras cidades a medida que forem sendo confeccionadas as máscaras. A intenção é que os usuários e trabalhadores do Suas sejam beneficiados e consigam se proteger ”, explicou a secretaria da Setasc, Rosamaria Carvalho.

Nesta primeira remessa foram mais de 13 mil máscaras atendendo os municípios de Jaciara, Tangará da Serra, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Confresa, Rosário Oeste, Pontes e Lacerda, Alta Floresta, Querência e Tapurah. O uso de máscara é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, pois ajuda no bloqueio das gotículas de saliva.

As máscaras que estão sendo distribuídas pela Setasc foram fornecidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e adquiridas em um termo de compromisso assinado com a Procuradoria Regional do Trabalho - 23ª Região, que destinou R$ 1,05 milhão para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Esses recursos são provenientes de contas judiciais referentes a ações ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, a entrega das máscaras visa proteger e sensibilizar essas pessoas que se encontram em vulnerabilidade social sobre a importância do uso do equipamento. “Ao usarmos a máscara protegemos quem está próximo e quem está próximo nos protege. É uma atitude simples, mas que aliada às outras formas de prevenção traz resultados muitos positivos e eficazes”.

Uso obrigatório

Em Mato Grosso é obrigatório o uso das máscaras para o controle da pandemia. A medida foi aprovada recentemente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e publicada no Diário Oficial. O não cumprimento acarretará em multa no valor de R$ 80 por pessoa sem máscara, seja ela cliente ou funcionário. 

Os estabelecimentos públicos e privados que estiverem em funcionamento em qualquer município do Estado deverão exigir o uso do acessório de proteção facial, ainda que artesanal, por seus funcionários, colaboradores e clientes para acesso às suas dependências. 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto