Os movimentos sociais indígenas e simpatizantes realizam na tarde desta terça-feira (07) uma manifestação em defesa das causas ambientais e indígenas. De acordo com o organizador, José Antonio Parava, a concentração será às 14h, nas mediações do Ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Restaurante Universitário (RU). Depois, o grupo deve sair pela Avenida Fernando Corrêa da Costa e Alzira Zarur.
Conforme Parava, a passeata pretende chamar a atenção da sociedade para as questões que envolvem os povos indígenas brasileiros e também a população em geral, como é o caso das alterações climáticas, degradação das matas e dos rios. Além disso, o grupo deve se manifestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2015, que compete exclusivamente à demarcação de terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação.
“Ao tirar essa responsabilidade do executivo e passá-la ao legislativo, as instituições responsáveis por estudos e propostas, como por exemplo, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), perdem força. E o que queremos é lutar contra isso”, alertou.
I FOPPELIN
Após a passeata, os indígenas também participaram do I Fórum de Políticas Públicas para o Esporte e Lazer dos Indígenas (FOPPELIN). A ação deve começar a partir das 17h30, com apoio da UFMT, Ministério dos Esportes, Governo do Estado de Mato Grosso através da Superintendência indígena, Secretarias de Cultura, esporte e lazer e Saúde, Funai e outras instituições de âmbito nacional e regional. A programação se estende até o dia 11 de abril.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.