O Hospital Metropolitano, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou no sábado (25), em Várzea Grande, o 11º mutirão de cirurgias de 2025. Ao todo, foram realizados 29 procedimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo 16 colecistectomias (retirada de vesícula), 9 hernioplastias (correção de hérnia), 2 exéreses de cisto dermoide, 1 fechamento de enterostomia e 1 cirurgia de hemorroida.
Com esta edição, o hospital soma 267 cirurgias realizadas em mutirões ao longo do ano, com o objetivo de reduzir a fila de espera e ampliar o acesso à saúde especializada.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, os pacientes atendidos vieram de nove municípios: Alto Paraguai, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Cuiabá, Jauru, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda e São José dos Quatro Marcos. “Eles passaram pelos procedimentos e, em breve, estarão recuperados para retomar suas rotinas com mais qualidade de vida”, afirmou.
A diretora da unidade, Cristiane de Oliveira, destacou que o mutirão foi viabilizado por meio de planejamento prévio, com consultas, exames e agendamentos realizados em tempo hábil. “Contamos com cinco salas cirúrgicas equipadas e uma equipe altamente capacitada. Os procedimentos selecionados têm pós-operatório considerado simples, o que também contribuiu para o sucesso da ação”, explicou.
O secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, ressaltou que a iniciativa demonstra a capacidade do SUS em oferecer respostas rápidas e eficazes. “Garantimos que os pacientes fossem operados com segurança e dignidade, sem longas esperas, o que representa uma gestão eficiente e comprometida com a saúde pública”, disse.
As prefeituras dos municípios envolvidos colaboraram com o transporte dos pacientes e, quando necessário, com hospedagem em casas de apoio.
A equipe envolvida no mutirão contou com cinco médicos cirurgiões, cinco residentes, quatro anestesistas, dez técnicos de enfermagem e dois enfermeiros.
Estrutura hospitalar
O Hospital Metropolitano possui 239 leitos operacionais, sendo 178 de enfermaria, 50 de UTI, cinco de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e seis de estabilização. A unidade conta ainda com cinco salas cirúrgicas e 14 consultórios, sendo referência em diversas especialidades, como ortopedia, traumatologia, cirurgia bariátrica, neurocirurgia, urologia, vascular e cirurgia geral.
A SES reforça a importância de manter o cadastro do SUS atualizado para facilitar o contato com os pacientes contemplados com cirurgias eletivas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.








