Segundo o superintendente do Sistema de Organização das Cooperativas do Brasil - seccional Mato Grosso (OCB-MT), Frederico Azevedo, o ecossistema do setor é dividido em oito ramos: agronegócio, crédito, saúde, educacional, minério, transporte, trabalho, produção de bens e serviços, e seguros.
LEIA MAIS: HNT TV: Mercado das cooperativas movimentaram R$ 47 bi em MT, aponta Sistema OCB
"A gente brinca que tem hora que a gente está com o chapéu do crédito, tem hora que a gente está com o chapéu do agro, mas todos são cooperativos. O propósito é sempre o mesmo, gerar rentabilidade para o cooperado e fazer esse impacto no município", falou Frederico Azevedo ao HNT TV Entrevista.
Em MT, 182 cooperativas estão filiadas ao Sistema OCB, representando 1,8 milhão de cooperados. As recém-chegadas são as cooperativas de seguros que passaram a integrar a entidade.
"A gente tem entendido que pode ser um grande nicho de mercado também para Mato Grosso, que tem uma tendência a um uso menor, por exemplo, de seguros de agrícolas e pecuários, mas tem uma expertise com relação ao seguro prestamista, seguro de vida e seguro de automóvel. Então, tudo está se compondo dentro desse universo cooperativista", disse.
Frederico ressaltou que as cooperativas recém-associadas contam com todo o suporte técnico do Sistema OCB. Os especialidades da entidade acompanham os primeiros passos das organizações até estarem estruturadas.
LEIA MAIS: HNT TV: MT é 7ª maior economia no sistema de cooperativas, diz superintendente do OCB
"Parte legal, parte contábil, toda essa parte inicial até a cooperativa pegar, digamos assim, o seu ritmo e andar sozinha", concluiu o superintendente.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.