O superintendente do Sistema de Organização das Cooperativas do Brasil - seccional Mato Grosso (OCB-MT), Frederico Azevedo, disse ao HNT TV Entrevista, que o segmento movimentou R$ 47 bilhões em 2024. O dado representa um crescimento de 15% comparado ao ano anterior. Atualmente, a OCB está presente em 134 dos 142 municípios de MT e concentra 1,8 milhão de cooperados.
"Acho que muito desse número que a gente traz do crescimento de cooperados, resultado das cooperativas e do número de empregados é muito desse sentimento de estar junto e gerar negócio junto para o resultado voltar para Mato Grosso que é onde estamos morando", falou Frederico Azevedo.
APOIO A COOPERADOS DE MT PROFUNDO
Frederico Azevedo pontuou que compor um sistema de cooperativas significa ter apoio independente do seu tamanho. Segundo ele, essa parceria favorece, principalmente, os produtores de municípios distantes. Ele exemplificou a dificuldade que alguns enfrentavam para ter acesso a serviços bancários. De acordo com o superintendente, as cooperativas de crédito estão presentes em 95% do estado.
"No meio do caminho tem um distrito todo de terra, um distrito bastante simples, mas lá tem um quiosque de uma cooperativa de crédito para as pessoas entenderem como se faz um consórcio, para crescer porque tem essa unidade. Se não, ele teria que se deslocar 150 quilômetros. Estamos falando de inclusão social e econômica", disse.
OURO E SUSTENTABILIDADE
Um dos cases da entidade é uma cooperativa de minério, responsável por 4% do ouro comercializado no Brasil. O grupo é um exemplo bem sucedido por produção em escala e sustentabilidade. Com o apoio técnico do Sistema OCB, a cooperativa recuperou a área degradada e usou reestruturou uma das aberturas a transformando em tanque de piscicultura.
A cooperativa de ouro é próxima a divisa com o Pará, grande consumidor de peixes, favorece o escoamento do que dos criadouros em cativeiro.
"Eles entenderam uma possibilidade importante de negócio. O Pará consome muto peixe nosso, a gente chama de peixe amazonense, peixe de Bacia Amazônica, mas é produzido nas bacias de Mato Grosso e daqui vão para o Pará e para o mercado internacional", ressaltou.
LEIA MAIS: HNT TV: MT é 7ª maior economia no sistema de cooperativas, diz superintendente do OCB
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.