O governo federal prorrogou o prazo para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. Agora, os cidadãos podem solicitar até o dia 11 de janeiro de 2024. O anúncio foi feito na segunda-feira (6) e Mato Grosso é um dos estados brasileiros que emitem o novo documento.
Em Cuiabá e Várzea Grande, a solicitação de emissão da nova carteira deve ser feita nas unidades do Ganha Tempo. Os atendimentos acontecem mediante agendamento, conforme informa a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), através do site, que pode ser acessado clicando aqui.
O processo de emissão da nova identidade segue o mesmo procedimento do modelo anterior, por meio das unidades do Ganha Tempo ou em um dos 145 postos de atendimento da Politec.
Para a solicitação do documento, basta levar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a certidão de nascimento ou casamento civil. No caso de menores de 16 anos, é exigida a presença dos pais, munidos de seus documentos de identificação.
O requerente poderá solicitar a inclusão dos seguintes dados opcionais, desde que apresente o documento físico no ato da solicitação: tipagem sanguínea ou fator RH (comprovada por exame laboratorial); ser doador de órgão; condições específicas de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a sua saúde ou salvar a sua vida; símbolos de acessibilidade; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); título de eleitor; carteira funcional; certificado militar; Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP); Número de Identificação Social (NIS); Número de Identificação do Trabalhador (NIT); Nome Social, este é necessátio preencher o formulário disponível no site da Politec).
VALOR
A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula e no formato digital, que pode ser acessada pela plataforma gov.br após a confecção da versão física.
Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.
NOVA CARTEIRA
O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional unifica os números de registro do cidadão por meio do CPF, auxiliando no combate à fraude, como por falsidade ideológica, e garantindo mais segurança para a população.
Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido, e a se enquadra nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com isso, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada. O novo modelo também será disponibilizado no formato digital, com a inclusão de dados de outros documentos que o cidadão desejar incluir, e no formato cartão.
BRASIL
Conforme o governo federal, os estados que já realizam a emissão da ova Carteira de Identidade Nacional são Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
(Com Agência Brasil)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.