A comunidade de Ponte Alta, em Chapada dos Guimarães, recebe entre os dias 2 e 5 de outubro de 2025 a 111ª edição da Festa de São Francisco de Assis, considerada uma das mais tradicionais celebrações católicas de Mato Grosso. O evento reúne milhares de fiéis e visitantes, promovendo integração entre espiritualidade, cultura popular e hospitalidade.
Organizada pelo Instituto Realize com apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e da Assembleia Legislativa, a festa é reconhecida como patrimônio imaterial da comunidade. Criada por famílias migrantes do Ceará, a celebração preserva costumes históricos, como a oferta gratuita de refeições aos participantes, em referência ao espírito franciscano de acolhimento.
Segundo a superintendente de Políticas e Promoção do Turismo, Júlia Assis, o apoio institucional é essencial para manter viva a tradição e ampliar os impactos positivos no turismo religioso. “A Festa de São Francisco é um patrimônio vivo que conecta fé, cultura e turismo, gerando oportunidades econômicas e valorizando uma tradição centenária”, afirmou.
A programação inclui missas, procissões, levantamento do mastro, cavalgada, leilões, apresentações culturais e shows musicais. Com entrada gratuita, o evento atrai devotos e turistas interessados em experiências autênticas que envolvem fé, cultura e gastronomia regional.
Além do aspecto religioso e cultural, a festa impulsiona a economia local, beneficiando comerciantes, produtores rurais, artesãos, artistas e prestadores de serviços ligados ao turismo, como hospedagem, transporte e alimentação.
Serviço – 111ª Festa de São Francisco de Assis
Data: 2 a 5 de outubro de 2025
Local: Comunidade de Ponte Alta – Chapada dos Guimarães/MT
Horário: Atividades a partir das 7h, durante todo o dia
Acesso: Gratuito
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.