A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) informou que, a partir de 1º de setembro de 2025, o envio de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) pelo modo assíncrono será rejeitado automaticamente quando se tratar de lote contendo apenas um documento. Nesses casos, os contribuintes serão obrigados a utilizar o modo síncrono para autorização.
De acordo com o Fisco Estadual, a mudança tem como objetivo simplificar o processo, reduzir erros operacionais e agilizar o procedimento de autorização. Atualmente, no modelo assíncrono, o contribuinte envia o lote, recebe um recibo e depois precisa consultar o resultado. No novo formato, a resposta sobre a autorização será dada imediatamente, em um único processo.
A obrigatoriedade foi estabelecida pela Nota Técnica 2025.001 v.1.00, publicada em março deste ano pelo Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat). O ambiente de homologação já está disponível desde junho para que as empresas possam realizar testes e ajustar seus sistemas.
A Sefaz recomenda que os contribuintes providenciem as adequações necessárias o quanto antes, para evitar dificuldades na emissão do documento fiscal quando a nova regra entrar em vigor.
Mais informações estão disponíveis no Portal da Nota Fiscal Eletrônica.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.