Quinta-feira, 05 de Junho de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,65
euro R$ 6,45
libra R$ 6,45

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,65
euro R$ 6,45
libra R$ 6,45

Cidades Terça-feira, 03 de Junho de 2025, 10:52 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Terça-feira, 03 de Junho de 2025, 10h:52 - A | A

CORAÇÕES E BOLSOS ABERTOS

Dia dos Namorados deve injetar R$ 113 milhões na economia de Cuiabá

Quando o assunto é gasto, mais de 60% dos consumidores pretendem desembolsar acima de R$ 400 para agradar a pessoa amada

DA REDAÇÃO

Levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) revela que 50,3% dos consumidores da capital mato-grossense pretendem comprar presentes para o Dia dos Namorados. Entre os que não devem consumir, o principal motivo é não ter alguém para presentear.

A pesquisa estima que 231 mil pessoas devem movimentar cerca de R$ 113 milhões no comércio local, refletindo o alto potencial da data para a economia da capital.

CONSUMIDOR MAIS PLANEJADO

O estudo também mostrou que 56,3% dos entrevistados costumam pesquisar antes de comprar. Entre eles, 38% já iniciaram essa busca, enquanto 29% começam uma semana antes, 24% com até 15 dias de antecedência e 9% deixam para a véspera ou o próprio dia.

Quando o assunto é gasto, mais de 60% dos consumidores pretendem desembolsar acima de R$ 400. Outros 20% planejam gastar entre R$ 200 e R$ 400, 12% entre R$ 100 e R$ 200, e apenas 2,1% devem gastar menos de R$ 100.

Perfumes e restaurantes estão entre os favoritos
Os itens mais buscados são perfumes e cosméticos (34,3%), seguidos por roupas (28%) e calçados (8,8%). Ainda assim, mais da metade dos entrevistados (50,7%) afirmou que pretende presentear com outros produtos, variando conforme o perfil do casal.

Ao escolher o presente, 74,3% consideram o desejo da pessoa amada, 27,8% dão prioridade à marca ou qualidade, e 6,7% se deixam levar por promoções e propagandas.

Além do presente, 53,6% dos entrevistados planejam comemorar em restaurantes, enquanto 25,5% pretendem ir ao cinema ou passear no shopping.

LOJA FÍSICA SEGUE COMO PREFERÊNCIA

A maioria esmagadora dos entrevistados (85,4%) deve realizar suas compras no comércio físico — especialmente em lojas de bairro, centros comerciais e shoppings. As compras online foram citadas por 20,5%, e outros canais por 3,6%.

Quanto à forma de pagamento, o cartão de crédito lidera com 34,3% das escolhas, seguido de perto pelo Pix (31,1%), cartão de débito (16,6%), dinheiro (15,8%), crediário (1,5%) e boleto bancário (0,5%).

A pesquisa entrevistou 766 consumidores e foi conduzida pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros