Os contratos de concessão rodoviária assinados pelo Governo de Mato Grosso inovaram ao incluir cláusulas de adaptação às mudanças climáticas, tornando o Estado o primeiro do país a considerar os impactos do clima na modelagem e viabilidade das concessões. Desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), as cláusulas preveem avaliação de risco climático, planejamento de adaptação e mecanismos de reequilíbrio para garantir a continuidade dos serviços em caso de desastres naturais.
O modelo será referência internacional e fará parte de um guia da Comissão Econômica das Nações Unidas (UNECE) sobre resiliência climática em parcerias público-privadas. Os contratos incluem medidas práticas como elevação de trechos das rodovias, reforço em drenagens e encostas, construção de barreiras e implementação de estruturas verdes – como biorretenção e zonas úmidas construídas – que usam solo e vegetação para prevenir alagamentos.
Além disso, há monitoramento contínuo dos riscos climáticos e atualização periódica das obras com base em novos dados e tecnologias.
O secretário adjunto de Logística e Concessões da Sinfra, Caio Albuquerque, ressaltou que o objetivo é combinar inovação com segurança: “Queremos entregar o melhor para Mato Grosso, utilizando o que há de mais moderno em concessões e infraestrutura”, afirmou. Outras novidades nos contratos incluem o sistema Free Flow de pedágio, que elimina cabines e permite pagamento via tags, aplicativos ou totens, e a pesagem dinâmica HS-WIN, que pesa caminhões em movimento, reduzindo congestionamentos, desgaste do pavimento e emissão de gases poluentes.
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