Cidades Terça-feira, 13 de Outubro de 2020, 09:37 - A | A

Terça-feira, 13 de Outubro de 2020, 09h:37 - A | A

EM CHAPADA DOS GUIMARÃES

Chuvas controlam incêndios no Santuário dos Elefantes

WELLYNGTON SOUZA

Os focos de incêndio que ameaçavam o Santuário de Elefantes Brasil em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) foram controlados, após fortes chuvas registradas na região entre a noite de domingo (11) e segunda-feira (12).

Reprodução

ELEFANTES MAIA E GUIDA

 

Conforme noticiado pelo Hipernotícias, as queimadas na área de mata começaram na última sexta-feira (9) por conta de uma técnica corta-fogo malsucedida em uma propriedade vizinha e se alastrou rapidamente pelo setor norte do Santuário.

LEIA MAIS: Incêndio em Chapada dos Guimarães atinge Santuário dos Elefantes

"Felizmente, começou a chover. Ontem pela manhã, tivemos uma curta tempestade de 5 a 10 minutos, e outra tempestade ontem à tarde com chuva fraca. E então, ontem à noite, por volta das 21h, tivemos uma tempestade bastante forte. Foi uma chuva forte que durou de 20 a 30 minutos. Essas pequenas chuvas são as melhores", disse o SEB por meio de uma publicação no Facebook.

Durante os incêndios na região, os cinco animais que estão no local (Maia, Rana, Lady, Mara e Bambi) foram levadas para os recintos adjacentes à área médica, que totalizam uma área de dois hectares.

As elefantas estão se alimentando bem e não apresentaram nenhum sinal de estresse ou reação adversa. Outros três elefantes estão previstos para chegaram no local, mas ainda não há uma data definida.

"Os incêndios não devem afetar a chegada do Kenya, Kuky e Pupy. Suas licenças ainda não foram aprovadas, então ainda não temos um cronograma, mas o incêndio não causará nenhum atraso. As cercas são de aço, por isso não foram danificadas pelo incêndio. A própria terra está carbonizada, mas esta área é bastante resiliente. Com as chuvas, tudo deve voltar a crescer e ficar bem exuberante em alguns meses".

Veja vídeos das elefantas no SEB:

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros