O Sistema BRT (Bus Rapid Transit) está em implantação em Cuiabá e Várzea Grande, e trechos de corredores e calçadas têm entrega prevista para outubro. O projeto tem como objetivo oferecer um transporte coletivo mais rápido, seguro e eficiente, integrando ônibus de alta capacidade a estações modernas e promovendo melhorias urbanas ao longo do trajeto, como a construção do Parque Linear e a requalificação de calçadas.
O BRT vai além dos corredores exclusivos para ônibus. O sistema inclui estações acessíveis e climatizadas, plataformas em nível para embarque rápido, bilhetagem antecipada, controle inteligente do tráfego e horários regulares com intervalos curtos, reduzindo o tempo de espera. Informações em tempo real avisam os usuários sobre os horários das próximas viagens, garantindo previsibilidade e conforto.
O projeto prevê a implantação de dois corredores principais. O primeiro liga o novo Terminal de Várzea Grande, atrás do aeroporto, até o Terminal do CPA, passando pela Avenida da FEB, atravessando o Rio Cuiabá e seguindo pelas avenidas centrais da cidade. O segundo ramal sai do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, percorre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e a Avenida Coronel Escolástico até chegar ao centro de Cuiabá.
Haverá cinco linhas de ônibus: duas paradoras, que param em todas as estações dos corredores, e três expressas, que ligam os terminais ao centro com menos paradas.
Além de modernizar o transporte, o projeto promove melhorias urbanas significativas. O Parque Linear da Avenida Historiador Rubens de Mendonça terá 6,2 km de extensão, ciclovia, pista de caminhada e equipamentos esportivos, integrando o corredor de transporte ao espaço público. As calçadas serão requalificadas, as travessias de pedestres receberão pequenas praças urbanas e árvores do cerrado serão plantadas ao longo do trajeto.
As obras, que tiveram contrato rescindido com o consórcio inicial, agora estão sendo retomadas por novas empresas. O Consórcio Construtor BRT é responsável por concluir o trecho entre o CREA e a Defensoria Pública e entre o Viaduto da Sefaz e o Hospital do Câncer, com conclusão prevista para 2 de outubro.
Já o Consórcio Integra BRT atua na Praça Ulisses Guimarães, na Avenida XV de Novembro e no trecho entre a praça e o edifício Queen Elizabeth, além de iniciar a construção do Parque Linear. A Sinfra-MT segue com o processo de licitação para a construção de terminais, estações, do Centro de Comando e outros lotes do sistema.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.