O vereador Alexandre Frota (PDT), da Câmara Municipal de Cotia, na região metropolitana de São Paulo, teve o mandato cassado nesta sexta-feira (3). A decisão foi tomada após o trânsito em julgado do processo no qual o parlamentar foi condenado por calúnia e difamação contra o ex-deputado federal Jean Wyllys.
Em 2018, Frota foi condenado pela 2ª Vara Federal de Osasco a dois anos de detenção em regime inicial aberto. A pena foi posteriormente fixada em dois anos e 26 dias, além do pagamento de 175 dias-multa. A Justiça determinou que a prisão seja substituída por penas restritivas de direitos, como prestação de serviços à comunidade e limitação de finais de semana.
O processo teve origem em uma publicação feita por Frota em abril de 2017, em que atribuiu a Wyllys uma frase sobre pedofilia que, segundo o ex-deputado, nunca foi dita por ele. A postagem alcançou grande repercussão nas redes sociais.
O presidente da Câmara de Cotia, Osmar Danilo da Silva (Republicanos), destacou que a cassação está fundamentada na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município, em razão de condenação criminal por crime doloso com sentença definitiva.
Em declaração, Frota classificou a decisão como “um dia muito triste” e afirmou que sempre trabalhou pela cidade. Já seu advogado, Anthero Mendes Pereira Junior, disse que a defesa respeita, mas não concorda com a decisão e ingressará com pedido de revisão criminal.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.