André Guimarães, que é diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), está participando neste momento dos preparativos para a Conferência, com delegações de dezenas de países.
Em interação com jornalistas, ele falou da maior participação e mobilização do chamado "Sul Global", termo usado pelo Brasil e outros países em desenvolvimento no G20.
A China, apesar de não ter apresentado ainda sua NDC, já sinalizou que está trabalhando para tornar público o compromisso antes do grande evento em Belém (PA). O país asiático também já se comprometeu em contribuir para o TFFF.
"A Europa, historicamente, é uma líder da agenda climática. Então, esperava-se muito uma manifestação. Entenda-se que há disputas tarifárias que pesaram, há guerras acontecendo, inclusive, nas circunvizinhas da Europa. Então, acho que tudo isso tem que ser considerado nessa equação. Agora, o fato concreto é que não apresentaram e há uma expectativa de que apresentem seus compromissos", declarou André Guimarães.
O encontro preparatório da 30ª Conferência está ocorrendo neste momento com cerca de 70 delegações. Nos encontros fechados, já houve manifestações da China, Paquistão, Índia e África do Sul. "Até agora eu não vi manifestação da Europa", cobrou o enviado especial da sociedade civil.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.