"A perda de um dos nossos é sentida com dor e indignação. A Sepol se solidariza com os familiares, amigos e colegas neste momento de luto, também vivido por cada um da instituição. As diligências para identificar os responsáveis por esse ataque covarde já estão em andamento", disse a pasta, em nota.
José Antônio Lourenço tinha 38 anos, era conhecido como "Mocotó" e diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Rio, entidade que o definiu como uma pessoa de "atuação firme, ética e comprometida com os interesses dos policiais civis".
Segundo o sindicato, no momento de sua morte, Lourenço participava de uma operação da Delegacia do Consumidor (Decon) na comunidade da Cidade de Deus, voltada à fiscalização da produção de gelo que abastece o comércio nas praias da Barra da Tijuca e do Recreio. Ele foi atingido por disparo de arma de fogo e, apesar de ser socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, não resistiu.
"Neste momento de luto e tristeza, o Sindpol-RJ manifesta solidariedade e carinho à família enlutada, aos companheiros de jornada e a todos que tiveram a honra de conviver com esse profissional exemplar e ser humano íntegro", diz a nota de pesar do sindicato.
A Coordenadoria de Recursos Especiais afirmou que o policial era "muito querido e admirado por seus irmãos" e um "policial altamente qualificado, sempre voluntário e genuinamente apaixonado pela missão que abraçou".
"Sua paixão pelo trabalho e sua incansável atuação em defesa da sociedade fizeram dele um exemplo. Sua memória permanecerá viva, inspirando gerações de agentes de segurança pública a servir com a mesma nobreza e coragem", disse a Coordenadoria.
O secretário de Ordem Pública do Rio de Janeiro, Brenno Carnevale, também manifestou pesar pela morte do policial, de quem era próximo.
"Obrigado pela sua amizade e parceria. Ser humano diferenciado, profissional absolutamente íntegro e dedicado. Que Deus te receba, irmão", escreveu em seu perfil no Instagram.
O velório de Lourenço acontece nesta terça-feira, 20, às 12h, no Cemitério Jardim da Saudade, no Jardim Sulacap, zona oeste do Rio.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.