Brasil Terça-feira, 28 de Junho de 2011, 16:29 - A | A

Terça-feira, 28 de Junho de 2011, 16h:29 - A | A

EPAGRI-CIRAM

Cidade de SC registra mínima de -8,8ºC em dia de frio recorde

Estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de São Paulo também tiveram temperaturas inferiores a 0ºC

FOLHA.COM

Marília Oliveira/Divulgação
Frio congelou lagos, cachoeiras e açúdes em Urupema, na serra catarinense
A cidade de Urupema voltou a registrar a temperatura mais baixa do Estado de Santa Catarina na madrugada desta terça-feira. Segundo dados do Epagri-Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia), os termômetros marcaram 8,8ºC negativos.

De acordo com o instituto, a temperatura em Urupema foi também a menor registrada no Brasil. Os Estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de São Paulo também tiveram temperaturas inferiores a 0ºC.

Mais cedo, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) havia informado que a menor temperatura de Santa Catarina tinha sido registrada em Caçador (5,8ºC negativos), mas dados do Epagri-Ciram apontam registros ainda menores em Ponte Serrada (7,6ºC negativos) e em São Joaquim (6,8ºC negativos).

Já em Florianópolis, os termômetros marcaram mínima de 2,7º. De acordo com o Epagri-Ciram, essa é a menor temperatura registrada na cidade desde o ano de 2001, quando foi marcado 2,2ºC.

Para amanhã, a previsão ponta pequena elevação nas temperaturas. Apesar disso, o frio continua, podendo haver geadas em alguns pontos do Estado. Na sexta-feira (1º), uma nova frente fria chega a região, seguida de uma nova massa de ar frio. Com isso, volta a possibilidade de neve nas áreas altas do Estado.

A menor temperatura já registrada pelo Inmet no país foi de -11,1ºC, em 20 de julho de 1953, em Xanxerê (SC).

SUL

Além de Santa Catarina foram registradas temperaturas negativas ainda no Paraná e no Rio Grande do Sul. Foram registradas ainda ocorrências de geada.

O destaque ficou para a cidade de Cambará do Sul (RS), com 6,2ºC negativos, e São Mateus do Sul (PR), com 5,7ºC negativos. Nas capitais dos Estados, as temperaturas também foram baixas, com 0,8ºC negativos em Curitiba e 4,2 em Porto Alegre.

SUDESTE

A cidade de São Paulo registrou nesta terça-feira a madrugada mais fria desde 2003, com 6,1ºC, segundo aferições do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na estação do Mirante de Santana (zona norte). A marca foi a mais baixa desde agosto daquele ano, quando foram registrados 5,9ºC.

No Estado, a temperatura mais baixa foi registrada em Campos do Jordão (181 km de São Paulo), com 3,8ºC negativos. Essa é a menor temperatura registrada na cidade desde julho de 1998, quando foram registrados 4,1ºC negativos.

Apesar de a marcação oficial de temperaturas ser feita pelo Inmet, as estações automáticas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo, registraram temperaturas ainda menores na região de Parelheiros, com 2,3ºC; no aeroporto campo de Marte (zona norte da cidade), com 4ºC, e em Congonhas (zona sul), com 7ºC.

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros