Eleito presidente em 2017, Macron fundou o La République En Marche!, uma plataforma que mesclava elementos do centro liberal, de social-democratas e alguns setores do conservadorismo. Sua candidatura representou uma ruptura com os partidos tradicionais, como o Parti Socialiste e os Republicanos, atraindo eleitores desiludidos com a polarização severa. Dados de pesquisas feitas à época de sua primeira candidatura indicam que Macron conquistou uma base significativa de apoio ao propor reformas econômicas e sociais voltadas para a inovação e a redução do papel do Estado na economia.
O sucesso de Macron inspirou movimentos de centro ao redor do globo. Países como Itália, Espanha e até mesmo na América Latina, viram em seu modelo uma referência a uma política mais moderada e reformista, longe das posturas extremadas. Assim, a figura de Macron consolidou-se como símbolo de uma terceira via que combina progresso econômico com estabilidade social, influenciando estratégias eleitorais e agendas políticas.
Apesar do entusiasmo inicial, Macron enfrenta atualmente uma série de desafios. Desde 2022, seu governo vem sendo marcado por protestos massivos e uma crise nas relações com membros do próprio partido e do governo. A queda da primeira-ministra Élisabeth Borne, em meio a dificuldades na condução de reformas e aumento da oposição, agravou essa situação. Durante seu mandato, Borne enfrentou rebeliões internas, resistência de opositores e uma crescente insatisfação popular com os resultados das reformas propostas pelo governo Macron.
Após sua saída, Macron buscou uma nova estratégia. Defendeu o nome de Attal, o mais jovem político a chefiar um governo na quinta República francesa, mas o efeito não foi o esperado. Em pouco menos de 10 meses, ofereceu sua renúncia, com a crescente insatisfação popular e as pesquisas indicando um aumento do movimento conservador francês. Com a antecipação das eleições legislativas, Macron precisou equilibrar seu pêndulo centrista para a direita. Michel Barnier assume o governo e vira uma solução absolutamente antagônica ao que representava Attal. Barnier, conservador, gaullista e o mais velho a assumir o posto, no entanto, acabou por entrar para a história com duas marcas muito negativas: o que governou por menos tempo na quinta República, apenas 3 meses, e o segundo a ser derrubado por uma moção de censura, que unificou as polarizadas direita e esquerda francesas.
Conhecido do grande público, com leveza para dialogar com os diferentes partidos, com postura centrista, vasta carreira como deputado europeu e mais palatável à esquerda, que andava muito contrariada com Barnier, François Bayrou foi o escolhido de Macron para tentar dar novo norte no seu desgastado governo. Buscando ampliar sem perder a interlocução com a direita, Bayrou nomeou Gérald Darmanin como ministro da Justiça, uma decisão que gerou controvérsia devido às polêmicas envolvendo seu passado e questões de direitos humanos. Com o aumento exponencial da imigração e crescimento da violência urbana, principalmente nas cidades do sul do país, como Marseille, a segunda mais populosa, Darmanin foi uma tentativa de mostrar um governo mais austero.
O impacto da covid-19, que gerou uma contração média nos dois anos de 8,7%, inflação galopante que tem afetado o poder de compra dos franceses, alta no desemprego, aumento da energia com a guerra russo-ucraniana e uma dívida pública que atingiu 115% do PIB, são fatores que tem impactado em demasia a condução do país e tem tido efeitos devastadores para Macron. As promessas de equilíbrio das contas, com progressismo social e liberalização econômica não tem chegado à população.
Apesar da maioria dos franceses apoiar as medidas reformistas anunciadas pelo presidente, de acordo com o IFOP, apenas 37% da população aprova sua gestão. O IPSOS traz um dado ainda mais preocupante que menos que 40% confiam na sua capacidade em liderar o país e 60% dizem que só apoiariam o presidente caso as reformas prometidas fossem de fato consumadas.
Com a queda de Bayrou, Macron tenta renascer ao indicar Sebastien Lecornu, seu antigo ministro da Defesa para chefiar o governo. Sua última cartada é tentar resolver a questão orçamentária, que tem sido a grande algoz dos primeiros ministros. O sucesso do centro mundial está nas mãos do novo indicado de Macron. Caso não consiga reverter esse difícil quadro, as eleições deverão ser antecipadas e a marcha de Macron tende a ser para sua casa, bem longe do Palácio Presidencial, dando à polarização extrema, a vitória que sonham há quase uma década.
(*) BRUNO SOLLER é Cientista Político - PUCSP, Especialista em pesquisas, estratégia eleitoral e advocacy, e diretor do Instituto de Pesquisas Quaest Big Data.
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