Proprietário de uma mercearia na estrada Coxipó do Ouro, trecho que liga a Avenida Tuiuiú à estrada Jurumirim, entre os bairros Três Barras e Dr. Fábio Leite, na região norte da cidade, morador da região por mais de dez anos, relata que o abastecimento de água sempre foi precário e feito pelos próprios moradores por descaso do poder público. Célio Roberto Souza afirma que a situação vexatória só foi resolvida agora com as ações de padronização da Concessionária dos Serviços Públicos de Água e Esgoto da Capital, a CAB Cuiabá.
“O primeiro sistema de distribuição de água que tivemos foi construído pelos próprios moradores, que fizeram um reservatório e abasteciam pagando caminhão pipa. As pessoas que não tinham acesso a isso faziam uso dos mangueirões. Tínhamos gambiarras vazando para todo lado. O maior problema era que a água não tinha qualidade, chegava salobra. Para minha mercearia era preciso comprar água. Mas a situação finalmente foi resolvida, a concessionária está fazendo as obras e a água está chegando limpa e com força. Essa é a primeira benfeitoria que recebemos em anos”, conta aliviado Célio Roberto.
Assessoria
De acordo com o supervisor operacional da empresa, Markos Urano, aproximadamente mil metros de extensão de rede estão sendo implantados no trecho e vão beneficiar cerca de 100 imóveis. Urano diz que as obras tiveram início no último sábado (3), estão previstas para ser concluídas nessa sexta-feira (8) e que 80% delas já foram realizadas.
“Encontramos muitas ligações clandestinas danificando o sistema de abastecimento de água. Esse tipo de ligação causa vazamentos, prejudica o abastecimento e contamina a água, dentre outros. Estamos corrigindo essa situação histórica. Quando concluídas as obras os moradores não vão mais ter com que se preocupar”, afirma o supervisor.
Segundo o proprietário de uma oficina mecânica, Vagner Machado Brito, morador faz dez anos na Estrada Coxipó do Ouro, o trecho nunca teve água regularizada e sempre foi abastecido inadequadamente por ligações clandestinas. Empresário e mecânico, também vive nos fundos do empreendimento com a esposa e mais três filhos.
“Sempre foi um grande sofrimento a questão da água. Nós resolvíamos o problema ligando mangueirões na rede do Três Barras, mas volta e meia a Sanecap vinha e tirava tudo. Deixando todos novamente sem água. Preciso diariamente de água na minha oficina. Principalmente para pintar veículos, pois no processo de pintura antes preciso lixar e lavar para depois aplicar a nova tinta. Muitas vezes precisei comprar água para não parar a empresa” confirma Vagner.
PADRONIZAÇÃO
(informações da assessoria)