Edson Rodrigues/Secopa
Empresários que integram o trade turístico de Mato Grosso criaram o Comitê Permanente Empresarial Pró Copa, que será dirigido por Luiz Carlos Nigro. A meta é desenvolver ações pontuais em relação a preparação para a Copa, visando o turismo, que movimenta mais de 50 setores da economia.
Além de traçar uma programação com reuniões mensais, o comitê já escolheu os destinos turísticos para dar início as atividades. Serão o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres, Jaciara e Cuiabá.
Participaram da reunião Luiz Carlos Nigro (Sindicato dos Hotéis, Bares Restaurantes e Similares);Luiz Verdun ( Associação Brasileira da Industria de Hotéis-ABIH MT); Alcimar Moreti (Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos); Alvani Laurindo (Sindicato das Locadoras de Veículos de Mato Grosso);Odenir Matos (Sindicato das Empresas de Serviços Auxiliares de Transportadoras Aéreas);Francisco Chaves (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes); Claudia Aquino (Sociedade Cuiabana dos Amigos do Turismo) e Jaime Okamura (Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso-Sindetur).
Conforme Jaime Okamura, integrante do Comitê, o objetivo é focar nas ações e apontar os problemas inerentes a estrutura receptiva nos municípios. No dia 13 de março está marcado uma reunião com a participação de segmentos organizados da iniciativa privada dos municípios envolvidos. Em relação à Capital, ele ressaltou que é preciso pensar na realização do mundial, aproveitando melhor a estrutura do Fan Park e de outros pontos receptivos da Copa, para promover eventos.
Na sua avaliação, o trade turístico tem que se posicionar logo, pois não está sendo consultado em nada, principalmente no que diz respeito as obra e os projetos para o mundial. Jaime citou como exemplo, a recuperação do Terminal de Salgadeira, Portão do Inferno, a construção do Fan Park, a Transpantaneira entre outros.
Na opinião de Carlos Dorileo, outro integrante do comitê, é preciso se preocupar também com o treinamento e capacitação dos funcionários dos pontos turísticos em Chapada dos Guimarães. Segundo ele, a forma como os turistas são recebidos vem gerando constrangimentos. Em Chapada, pontos como o véu de noiva e cachoeiras que constam em pacotes turísticos nacionais, tem horários muito curtos para visitação ou continuam sem acesso. Ele sugeriu a realização de um famtour com o segmento da imprensa para mostrar in loco, como estão os municípios que farão parte dos roteiros para a Copa em Mato Grosso.