"Fui roubada, dona Raquel. Tinha acabado de chegar na praia. Os caras chegaram do nada. Levaram tudo", diz Gilda. Raquel se assusta e pergunta se ela se machucou. "Empurraram só. Mas tudo bem", responde.
A sequência é curta e termina com Raquel acolhendo Gilda, sem demonstrar qualquer desconfiança.
Como foi a cena original em 1988
A cena exibida em 1988 também envolvia uma mentira sobre um assalto. Na época, o personagem era Gildo, interpretado por Fernando Almeida, que trabalhava vendendo sanduíches com Raquel (Regina Duarte). Ele chega dizendo que foi assaltado no morro do Pavãozinho, logo após vender toda a mercadoria.
Diferente do remake, em que Raquel não suspeita da história contada por Gilda, a versão original trabalha a dúvida desde os primeiros minutos da conversa.
"Encostou o canivete no meu peito, dona Raquel. O garoto lá do morro do Pavãozinho. Dava dó de mim, o que eu ia fazer?", justifica Gildo. Raquel, desconfiada, insiste: "Gildo, você tem certeza que foi roubado? Se perdeu dinheiro, se precisou dele, se gastou, olha pra mim, fala comigo, se abre." Ele reage: "A senhora acha que eu ia mentir pra senhora?".
Na sequência, Lucimar (Maria Gladys) conversa com Raquel e dá mais detalhes sobre a realidade enfrentada por Gildo e outras crianças da comunidade. "A mãe trabalha como doméstica. O pai já se mandou há muito tempo. Ela sai de manhã e deixa os quatro filhos e entrega a Deus", conta.
Lucimar também explica que muitos meninos da região acabam entrando para a chamada "gangue do limão": "Esses caras que alugam os garotos pra vender limão no sinal de trânsito. Eles pagam uma miséria. Não é como você que dá comissão pro Gildo, não. Eles exploram mesmo. Esses garotos só aprendem o que não presta. É a escola da vida."
Raquel, então, admite sua preocupação: "Fico tentando imaginar como é a vida dele. Se ele sabe o que é certo, o que é errado. Se ele tem alguma noção." Lucimar pergunta: "Será que esse pivete aprontou alguma com você, hein?", e Raquel responde, negando: "Não, não. Que isso. Claro que não".
Mentira de Gilda será revelada nos próximos capítulos
Os próximos capítulos indicam que a história contada por Gilda (Letícia Vieira) pode começar a se desfazer nos próximos dias.
Na quarta-feira, 23, Raquel (Taís Araújo) demonstra desconfiança em relação à funcionária, e Daniela (Jéssica Córes) comenta com Consuelo (Belize Pombal) que suspeita de um roubo. Já no capítulo previsto para sexta-feira, 25, Gilda deve admitir que pegou o dinheiro de Raquel e agradecer pela nova chance.
Confira a cena aqui
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.