“Não vou levar em conta o resultado das urnas, eu vou levar em conta a gestão da Secretaria e das pessoas que irão participar do governo, com perfil técnico e também político, mas que também seja qualificado para o cargo”, adiantou Silval.
A declaração serviu de resposta ao PR, maior partido da base aliada, que vem defendendo uma reforma administrativa que considere proporcionalmente o cenário desenhado pelas eleições municipais, onde uns partidos cresceram, como obviamente o PR, além de PSD e o próprio PMDB e outros escolheram, como o PT, legenda que perdeu inclusive na Capital, com o apoio do PMDB de Silval.
Mas o governador prevê para esse fim de semana uma reunião definitiva com as lideranças do PR para tentar achar uma forma de acomodar o aliado sem desagregar os apoiadores . Silval quer, principalmente, tentar manter maior comando de cada secretaria, talvez, por isso tenha tomado uma decisão: “Não vou mais entregar secretarias verticalizadas para os partidos. Secretaria agora vai ter composição técnica com o governo, quero estar acompanhando atentamente com pessoas bem próximas a mim”, avisou.
Uma Secretaria verticalizada é aquela entregue a determinado partido, na qual o secretário indicado pela legenda tem o poder de nomear quem ele quiser, geralmente nomes que obedecem também a política da indicação partidária.
|
Silval sabe disso e anunciou para esta sexta-feira (23) uma reunião com os peessedistas, antes mesmo de falar com os republicanos. A intenção de Silval é que já no início da próxima semana tenha um caminho claro e definitivo a seguir quanto à reforma, inclusive com a distribuição dos cargos.
Mal havia acabado a entrevista coletiva desta manhã, aguardava por Silval, na ante-sala do governador, o secretário-geral do PSD e presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, que já adiantou que sua sigla está aberta para discutir as mudanças que Silval pretende fazer. O partido já entregou todos os cargos que ocupava no governo.
Há 10 dias, o PR anunciou que os cargos que ocupa no staff de Silval estão à disposição do governador, mas não entregou, efetivamente, nenhuma deles. “Eles colocaram os cargos à disposição e eu vou analisar, mas antes quero conversar com os partidos”.
SEM FUSÕES
Estão descartadas, conforme Silval, a extinção e fusão de algumas secretarias, como Esporte, Cultura e Turismo.
Seria um contrasenso, segundo ele, extinguir ou fundir as secretarias que constaram no plano de governo e que foi aprovado pela sociedade, quando de sua campanha eleitoral de 2010.
“Eu não tenho como fundir secretaria e pensar em reforma de secretaria se nós propusemos o contrário. Eu não vou acabar com a Secretaria de Cultura com o potencial cultural que temos em Mato Grosso; não vou fundir a Secretaria de Turismo, quando temos esse imenso potencial turístico de Mato Grosso e não vou acabar com a Secretaria de Esportes, seria um absurdo pensar nisso, com uma Copa do Mundo que vamos realizar “, salientou.
Silval também condicionou às reuniões com os partidos, desse fim de semana, as definições sobre os cargos de secretários que estão sendo ocupados por interinos, em algumas pastas como Cultura, Esportes e Cidades. Esse tem sido um alvo mirado principalmente pelo PR.
OLÍMPIADAS
As Olimpíadas Escolares absorverão um investimento de pelo menos R$ 12 milhões, sendo metade feito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a outra parte pelo governo do Estado, feito por meio de infraestrutura.
Conforme o diretor geral das Olimpíadas, Edgar Hubner, estarão em Cuiabá mais de cinco mil atletas, de todos os estados brasileiros, incluindo os representantes de 14 delegações estrangeiras, como Reino Unido e Estados Unidos.
Só da equipe do COB, serão cerca de mil pessoas, sendo 400 árbitros que serão responsáveis por coordenarem 13 modalidades, incluindo o vôlei de praia, que pela primeira vez será realizada na Olimpíadas Escolares.
Vinte e quatro hotéis de Cuiabá serão ocupadas durante a realização do evento.
“Serão mais 27 mil diárias a serem pagas pelo COB”, salientou Hubner.
O diretor geral das Olimpíadas, o evento esportivo escolar de Cuiabá será o segundo maior da história do COB, perdendo apenas para os Jogos Panamericanos, realizados no Rio de Janeiro, em 2007.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.