O senador e governador eleito Pedro Taques (PDT) anunciou nesta terça-feira (25) os nomes do ex-secretário de Agricultura do Governo Federal, Seneri Paludo e Marcelo Duarte Monteiro, diretor executivo da Aprosoja, para comporem o primeiro escalão de sua equipe de governo.
Hipernotícias / Reprodução |
![]() |
Marcelo Monteiro e Seneri Paludo |
Já Marcelo Monteiro será responsável pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.
Todos os nomes anunciados pelo pedetista até agora foram definidos por capacidade técnica. Ainda não há participação de nenhuma legenda no primeiro escalão do governo. No entanto, essa possibilidade não é descartada pelo pedetista.
MINI-CURRÍCULO
SENERI PALUDO - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
Seneri Kernbeis Paludo é natural de Bauru-SP. Graduou-se em Agronomia pela Universidade de Marília (Unimar) em 2001. É pós-graduado em Planejamento e Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e Economia (FAE) do Paraná. Começou sua carreira como treinee no Departamento Agrícola da BM&F.
Durante sua carreira profissional no setor privado, tornou-se referência no mercado agrícola brasileiro, em especial no setor de grãos e pecuária de corte. De 2008 a 2010 foi superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), fazendo da instituição uma referência em dados estatísticos e analíticos da agropecuária mato-grossense.
De 17.06.2010 a 10.04.2014 exerceu o cargo de Diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato); Secretário Executivo do Fórum das Entidades do Setor Produtivo do Centro-Oeste (indústria, agricultura e comércio); membro da Câmara Setorial da Cadeia de Soja do Ministério da Agricultura; membro do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Mato Grosso e conselheiro do Sebrae-MT.
Recentemente exerceu o cargo de Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, segundo cargo mais importante dentro da pasta.
Marcelo Duarte Monteiro - Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística
Marcelo Duarte Monteiro é Administrador pela UFMT, Mestre em Economia Agrícola pela Lincoln University da Nova Zelândia e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, Marcelo também tem curso extensão pela Harvard University, Estados Unidos.
Cuiabano, filho de tradicional família mato-grossense, teve a oportunidade de viver no exterior duas vezes, em ambas com bolsas de estudo. No seu retorno em definitivo ao Brasil após o Mestrado no exterior, Marcelo trabalhou por vários anos como executivo de uma das maiores empresas do país nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país e em 2006 foi contratado, através de um headhunter para assumir o cargo de Diretor Executivo da recém criada e até então desconhecida APROSOJA (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso).
Na Aprosoja, Marcelo coordena a equipe de colaboradores, gerencia projetos e ações da entidade, além de cuidar do relacionamento com associados e representação da entidade junto ao governo, organizações, empresas, imprensa, nos âmbitos nacional e internacional. Participou diretamente da criação e estruturação dos principais projetos da entidade, como Movimento Pró-Logística, Circuito Aprosoja, Circuito Tecnológico, Referência, Soja Plus, Aprosoja Brasil, Aliança Internacional dos Produtores de Soja (ISGA), entre outros. Fluente em inglês e espanhol, Marcelo é também um requisitado palestrante em importantes eventos de Agribusiness nos EUA, China, Europa, além de Brasil e Argentina.
Membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP, da Câmara Setorial da Soja do Ministério da Agricultura (MAPA), do Conselho do ADM Institute na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA), do Movimento Pró-Logística, da diretoria do Instituto Ação Verde, entre outras organizações e conselhos.
OUTROS SECRETÁRIOS
No dia 14 de novembro, Taques anunciou seus primeiros escolhidos como secretários de governo, são eles: Júlio César Modesto dos Santos, Marco Aurélio Marrafom e Jean Campos.
|
Ascom/Fiemt |
![]() |
Gustavo de Oliveira |
Seguindo os primeiros modelos de administração apresentado pela equipe de transição, Taques ainda deve escolher os titulares das pastas de Educação, Segurança, Fazenda, Saúde, Meio Ambiente e Esporte, Trabalho Lazer e Assistência Social.
Atualizada às 12h01.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.