Política Terça-feira, 05 de Julho de 2011, 12:50 - A | A

Terça-feira, 05 de Julho de 2011, 12h:50 - A | A

ESCÂNDALO

Nem afastado nem exonerado; Luiz Pagot está de férias do Dnit

Pagot informa por meio de nota oficial que decidiu tirar férias durante o prazo em que vai acontecer a sindicância no Dnit, e se coloca a disposição do Congresso Nacional. Nada mais foi dito ou explicado

DA EDITORIA

 

Arquivo

Nem exonerado nem afastado. Odiretor do Dnit, Luiz Antonio Pagot, anunciou há pouco, por meio de nota oficial, que está de férias entre os dias 04 de julho e 05 de agosto, perfazendo o prazo de 30 dias da sindicância instaurada para apurar denúncia de corrupção no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes publicadas pela revista VEJA.

A nota assinada pela Coordenação de Comunicação Social do Dnit informa que "por decisão da Casa Civil da Presidência da República, corroborada pelo Ministério dos Transportes, o diretor geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, cumprindo a programação de férias prevista no Siape – Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos, passa a gozar o período de férias do dia 04 a 20 de julho".

Para completar o tempo de 30 dias estipulado na portaria do ministro Alfredo Nascimento, o próprio Pagot, diz a nota, fez uma "solicitação de prorrogação (das férias) até o dia 05 de agosto para cumprir o período regulamentar de 30 dias. Os 20 dias referem-se ao período aquisitivo de 2009 e os 10 dias, ao período aquisitivo de 2010, conforme protocolo na Coordenação de Recursos Humanos/Dnit em 22/11/2010".

Segundo a nota oficial, "antes de sair de férias, o diretor geral fez contato com o ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União, para colocar as diretorias e coordenadorias da autarquia inteiramente à disposição da CGU e para convidar o coordenador geral da Controladoria que audita o DNIT, Tarcísio Freitas, a participar da reunião da Diretoria Colegiada do Dnit, a fim de apresentar o plano de trabalho necessário para que a CGU cumpra as determinações da Presidência da República, o que ocorreu na manhã desta terça-feira (05/07)".

Luiz Antonio Pagot acrescenta que se coloca "inteiramente à disposição do Congresso Nacional para qualquer esclarecimento inerente às suas atribuições e aos trabalhos do Dnit por meio de ofício encaminhado aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com cópia às seguintes comissões: Serviços de Infraestrutura; Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle – no Senado Federal; e Comissões de Viação e Transportes; e de Fiscalização Financeira e Controle, na Câmara dos Deputados".

O senador Pedro Taques (PDT), em conjunto com o colega Randolf Rodrigues (PSOL/AC), aprovaram nesta terça requerimento de convocação do ministro Alfredo Nascimento e do próprio Pagot para comparecerem  à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado. Ainda não há data marcada para a audiência.

Na portaria do Ministério dos Transportes, publicada nesta terça no Diário Oficial da União não há nenhuma menção ao nome de Pagot e outros dois envolvidos nas denúncias. Apenas o chefe de gabiente de Alfredo Nascimento, Luiz Tito Barbosa Bonvini, foi exonerado, mesmo assim "a pedido".

Embora não falem a respeito, a solução das férias de Pagot, em vez de afastamento ou exoneração, foi negociada ontem entre ele, o senador Blairo Maggi e o ministro Alfredo Nascimento, uma vez que Pagot vinha se declarando "enfurecido" com a situação, e que não aceitaria o "jogo do ministro", conforme declarou a Hipernoticias ainda no sábado.

Leia mais sobre o assunto:

Blairo Maggi resolve pedir convocação do ministro dos Transportes

Ministro assina portaria e instala comissão de sindicância para investigar escândalo no Dnit

Jaime Campos defende CPI do Dnit e pede apoio de outros parlamentares

Pagot é vítima de guerra interna do PR pelo controle do Ministério

Dilma demite Pagot do Dnit, e cúpula do Ministério dos Transportes

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Julio Sergio Nunes 05/07/2011

É Blairo Maggi quebrando paradígmas. Coloca o Vilceu Mar quinário no lugar do pagot.

1 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros