A deputada estadual Janaina Riva (MDB) condenou os colegas do parlamento que retiraram a assinatura pela abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Feminicídio. Segundo Riva, os deputados serão "cobrados pela sociedade". A declaração foi dada nesta terça-feira (26).
Conforme apurado pelo HNT, pelo menos quatro deputados desistiram de assinar o requerimento. Em coletiva de imprensa, a deputada estadual Edna Sampaio (PT), que protocolou o pedido de CPI, alegou que o grupo sofre pressão contrária à abertura dos trabalhos: “A CPI é algo que sempre arrepia os cabelos dos governantes”, disse Edna Sampaio.
“Olha, vocês devem ter notado que aqui (na AL) nós nunca aprovamos uma CPI com facilidade; não sei se na primeira gestão foi aprovada, mas nesta nunca foi. Obviamente, a CPI é algo que arrepia os cabelos dos governantes, e talvez por isso esse estranhamento. Eu estou aqui por um período curto, então não sei como estão as relações com o poder, não sei que tipo de pressão ou se há alguma pressão contra os deputados que assinaram”, declarou Edna Sampaio, suplente do deputado estadual licenciado Valdir Barranco, também do PT.
Em seguida, Sampaio esclareceu que conseguiu, ainda no primeiro dia da proposta da CPI, 12 assinaturas para o projeto ir a votação na AL.
“Acho que as 12 assinaturas, que foram colhidas no primeiro dia em que apresentei esse requerimento, e são de diferentes partidos, revelam bem a ansiedade e a angústia dos deputados em relação a essa temática”, finalizou a relatora do requerimento.
Juntamente com Edna, Janaina Riva foi questionada se a possível rixa entre ela e o governo do estado seria o motivo para haver uma resistência e até mesmo para a desistência da assinatura de alguns deputados da base do governo na AL, pela não aprovação da abertura do inquérito, evitando a politização um ano antes da eleição.
“Não sei se pode ser isso. Agora, se for isso, meus sentimentos. Eu sou deputada estadual eleita, vão ter que lidar com isso até o final do meu mandato. Agora, o que não dá é cruzar os braços e ficar assistindo e acompanhando, como se nada estivesse acontecendo”, declarou Janaina.
Posteriormente, a possível rival do atual governador Mauro Mendes ao Senado em 2026 agradeceu a presença das deputadas Edna Sampaio e Sheila Klener (PSDB) na AL, deixando claro que a iniciativa para o recolhimento das assinaturas partiu da deputada petista.
“Sou muito grata por ter as deputadas Edna e Sheila junto conosco. A própria Edna teve a iniciativa; ela recolheu as assinaturas, não precisou de ajuda para isso. E eu fiquei espantada quando vi que ela já tinha as 12 assinaturas; conferi agora novamente, e na verdade já são 13 assinaturas. Fiquei espantada por ela conseguir todas essas assinaturas, e que, se dependesse da vontade exclusiva dos deputados, teria CPI”, apontou Riva.
Por fim, Janaina esclareceu que não sabe de onde vem essa pressão tão grande para a retirada das assinaturas daqueles que já haviam assinado.
“Não sei qual é essa pressão tão grande, e qual o fundamento dela, para que eles retirem as assinaturas. E tenho certeza de que a sociedade vai cobrar também deles, e de quem retirou a assinatura, do porquê fizeram isso. Porque se assinaram, é porque sabem que o problema é grave, que é estrutural, que não é só um problema do governo, é um problema de Estado, mas que o governo precisa agir, algo precisa ser feito.”
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.