Duas mulheres disputam, mesmo que de forma indireta, a condição de candidata a vice-governadora na chapa encabeçada pelo senador Pedro Taques(PDT) ao Palácio Paiaguás. A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB), e a primeira-dama de Rondonópolis Ana Carla Muniz (PPS), são os principais nomes de seus partidos para compor a chapa majoritária.
De forma mais direta, as direções dos dois partidos, principais aliados (e de primeira hora) de Taques, não abrem mão de integrarem a chapa do pedetista que, na majoritária, somente absorve as vagas para o senado (uma) e a de candidato a vice-governador.
Esse assunto tem sido tratado diretamente pelo senador com muita cautela para evitar desgastes e até fissuras no grupo que tem ainda PV, PSDB e DEM, além de contar com o quase certo apoio do PTB.
|
Há, no Estado, uma forte tendência de se escolher uma mulher para compor como vice em candidaturas majoritárias para governo do Estado e prefeituras, como forma de abranger o eleitorado feminino.
Na semana passada, o presidente do PSB de Mato Grosso, prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, definiu o tom da conversa: “Pelo tamanho do PSB, não podemos admitir a ideia de ficarmos fora de uma candidatura majoritária no Estado”.
Na prática, a vice-presidente da sigla socialista, Luciane Bezerra já tem trabalhado essa ideia por onde tem passado em suas visitas políticas. Nessa semana, por exemplo, ela acompanha a caravana de Pedro Taques pelo interior do Estado, na região do Araguaia.
“Com certeza eu estou trabalhando internamente essa situação (vaga de vice), visto que defendemos que o PSB esteja na majoritária. Mas nada disso é imposição, estamos abertos às discussões", observou a deputada, acrescentando que “o mais importante já foi definido, que é a candidatura do Pedro Taques ao governo, já a vaga de vice, só se decide aos 47 minutos do segundo tempo”.
Pelo lado do PPS, seu presidente regional e prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, trabalha nos bastidores o nome da esposa, Ana Carla. O dirigente socialista já tem manifestado descontentamento com grupo, que até as eleições de 2012, levou o nome de Mato Grosso Muito Mas.
É que, conforme lideranças socialista ouvidas por Hipernoticiais e que pediram para não serem identificadas, o senador Taques estaria “sendo moroso” nas definições da composição da chapa.
|
Percival teria ameaçado, inclusive, deixar o bloco, por conta de um eventual convite de Taques ao ex-prefeito rondonopolitano Adilton Sachetti, para ser seu vice. Muniz e Sachetti são adversários políticos. Sachetti é filiado ao PSB e tido como rival político de Percival e teria pretensões de disputar a prefeitura daquele município, o que contraria os planos do socialista que deverá concorrer à reeleição.
Ana Carla Muniz já foi secretária de Educação na gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR).
ARAGUAIA
A caravana liderada pelo senador Pedro Taques com partidos que fazem oposição ao governo do Estado, deve percorrer mais de uma dezena de municípios daquela região num período de 15 dias.
Desde segunda-feira (13) quando teve início a ‘excursão’, o grupo percorreu os municípios de Novo Santo Antonio, Terra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Alto da Boa Vista, Luciara e São Félix do Araguaia.
Os prefeitos de Cuiabá e Rondonópolis, Mauro Mendes e Percival Muniz, respectivamente devem integrar a caravana em sua reta final.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
JAKSON ARLAM FERRETE 15/01/2014
Bonifácio, muito veneno heim? Ana Carla, foi secretaria de educação, administrando um orçamento de mais 800 milhoes. No período, os índices de MT em termos de educação melhoraram muito. Mas, pelo visto voce quer é denegrir.
José Bonifácio 15/01/2014
Ambos os nomes são bons. Luciane Bezerra tem experiência como secretária de ação social de Juara e deputada estadual. Ana Carla tem experiência como primeira dama (Ação Social) e secretária de Educação do Estado.
2 comentários