Mayke Toscano/Hipernotícias |
![]() |
Vereador Leonardo de Oliveira (direita) e o irmão de Thelma de Oliveira, Ronaldo Pimentel organizam, junto com familiares, homenagens ao "Pai das Diretas" |
Há 5 anos, que serão completados na próxima quarta, dia 6, Mato Grosso perdia um grande personagem de sua história. Dante Martins de Oliveira foi prefeito de Cuiabá, ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário, deputado federal e governador de Mato Grosso.
Entre suas diversas conquistas, destaca-se o projeto de lei que restabelecia as eleições diretas no Brasil depois de duas décadas de ditadura militar.
Para homenagear o ilustre mato-grossense, seus familiares realizam um grande evento todo ano, intitulado "Semana Dante de Oliveira".
Segundo Leonardo de Oliveira, vereador de Cuiabá e sobrinho do ex-governador, “é necessário preservar a memória deste grande homem, e lembrar ao povo cuiabano sua história”.
Desta sexta (01) e até o domingo da próxima semana, dia 10, serão desenvolvidas diversas ações, desde entrega de livros a competições.
A programação do evento começa nesta sexta-feira com um concurso de redação sobre Dante de Oliveira na Escola Municipal Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Isabel. O colégio também servirá, segundo Leonardo, como piloto nos projetos que serão lançados pelo Instituto Dante de Oliveira.
“Um povo sem memória é um povo sem história. Acho que o povo cuiabano tem uma história muito bonita, o que precisamos é levar às escolas. Queremos mostrar aos estudantes quem foi Dante de Oliveira, e o que ele fez por Mato Grosso”, conta.
No domingo (03) haverá uma grande corrida em seu nome, para a qual 1.500 esportistas já confirmaram presença. Ao final do percurso de 9 mil metros o vencedor irá faturar R$ 1 mil. Ainda no mesmo dia haverá doação de livros para o Projeto Inclusão Literária no Parque Mãe Bonifácia.
O ponto alto da celebração será no mesmo dia em que Dante faleceu, 06 de julho (quarta-feira). Às 15h30min desse dia será assinado um termo de cooperação técnica e científica entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o recém criado Instituto Dante de Oliveira. A UFMT deverá digitalizar e recuperar arquivos e documentos históricos desta grande personalidade, que posteriormente serão utilizados em um museu em sua homenagem.
Encerrando a celebração, haverá a 5ª Corrida Ciclística Governador Dante de Oliveira, partindo do Museu do Rio, na Avenida Beira-Rio, no domingo (10). Durante toda a semana a haverá, na Assembléia Legislativa, uma exposição de fotos e vídeos do ex-governador.
A Assembléia e a Câmara de Vereadores de Cuiabá também farão sessões solenes em homenagem a ele.
Confira a programação abaixo:
01/07 - Sexta-feira
10h – Concurso de redação sobre Dante de Oliveira
Local: Escola Ranulpho Paes de Barros (Sta. Isabel)
03/07 – Domingo
08h – 5ª Corrida Governador Dante de Oliveira
09h – Doação de livros para o Projeto Inclusão Literária
Local: Parque Mãe Bonifácia
04/07 - Segunda-feira
16h – Abertura da Exposição Dante de Oliveira (fotos, vídeos e charges)
Local: Assembléia Legislativa
06/07 - Quarta-feira
15h – Sessão Solene em homenagem a Dante de Oliveira
15h30min – Assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Científica entre UFMT e Instituto Dante de Oliveira
Local: Assembléia Legislativa
18h30min – Missa ‘In Memorian’ Dante de Oliveira
Local: Igreja Catedral Metropolitana de Cuiabá e Igreja Nª Srª do Carmo (Várzea Grande)
08/07 - Sexta-feira
15h – Sessão Solene em homenagem a Dante de Oliveira
Local: Câmara Municipal de Cuiabá
18h30min – Entrega da Premiação do Concurso de Redação
Local: Escola Ranulpho Paes de Barros (Sta. Isabel)
10/07 - Domingo
09h – 5ª Corrida Ciclística Governador Dante de Oliveira
Local: Museu do rio (Porto), Avenida Beira-Rio
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
antonio da silva 07/07/2012
sequndo dante um pais e livre e soberano quando nao existir um irmao analfabeto, e nem dormindo na marquise de um predio.
osvaldo 04/07/2011
Apesar da saudade de Dante,vai ser mais gostoso saudar a sua lembrança e repudiar os seus algozes Pagot e Blairo Maggi. Estas duas figuras sinistras estão no furacão de um dos maiores escândalos de corrupção desse País. Os dois tentaram macular a imagem do Homem das Diretas-já, mas não conseguiram e agora a história e a Justiça vão julgar os dois caluniadores que estão envolvidos nos casos do DNIT e "DOS MAQUINÁRIOS". E em breve o povo vai analisar e julgar quem foi Dante Martins de Oliveira e quem são esses fariseus.
antonia 01/07/2011
Dante para mim não morreu. É o cara.
3 comentários