Política Segunda-feira, 22 de Agosto de 2011, 20:09 - A | A

Segunda-feira, 22 de Agosto de 2011, 20h:09 - A | A

PRIVATIZAÇÃO

Chico Galindo reenvia projeto da Sanecap para Câmara

Durante coletiva, prefeito de Cuiabá mostra necessidade de entregar concessão à iniciativa privada e aproveita para dar ‘puxão de orelha’ em Aray Fonseca

PAULO COELHO / HÉRICA TEIXEIRA

 

Mayke Toscano/Hipernotícias

Prefeito de Cuiabá, chico Galindo, aproveitou coletiva para chamar atenção do presidente da Sanecap

 

A Câmara de Cuiabá começa nessa terça-feira (23) a apreciar novamente a polêmica matéria que visa, no final, conceder os serviços da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) à iniciativa privada. Se aprovada, num primeiro momento será criada a Agência de Regulação dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário da Capital.

O prefeito Chico Galindo (PTB) convocou a imprensa na tarde desta segunda-feira (22) no Palácio Alencastro para dizer o que já era sabido. Outro projeto de lei nesse mesmo sentido acaba de ser entregue às mãos do presidente da Câmara Júlio Pinheiro (PTB), cuja leitura deve ser feita na sessão ordinária desta terça.

Poucas mudanças foram feitas depois que a Justiça decidiu anular a sessão ordinária que havia aprovado esse mesmo projeto, depois de uma manobra liderado pelo prefeito à em época em exercício, Júlio Pinheiro.

A mais acentuada mudança, segundo adiantou Galindo, é a correção do artigo 6° da proposta que trata sobre dúvidas trabalhistas.

O prefeito desafiou que haja segmentos da sociedade civil organizada que discordem da proposta entregue ao Legislativo cuiabano já que estaria respaldado por entidades como Ucamb, OAB-MT, CDL e Fiemt.

Quanto ao Forum criado sob a liderança do vereador Lúdio Cabral (PT) com o intuito de combater a privatização, foi criticado pelo prefeito. “Esse Fórum nem proposta tem”, disparou.

Questionado sobre a greve dos servidores da Sanecap, Galindo disse não ter conhecimento do movimento grevista. “Não oficializaram nada até agora e se houver greve vamos mostrar que não há motivos para isso, o fato de discutir concessão não cabe greve, então eles (servidores) continuam na contramão da história prejudicando o povo cuiabano”, apontou.

A votação da nova proposta do Executivo municipal deverá ocorrer em regime de urgência pelos vereadores.

PROTESTOS

A sessão na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (23), promete ser agitada, já que servidores da Sanecap prometem ir participar dos trabalhos no Legislativo. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Sintaesa), Ideueno Fernandes de Souza, disse que manifestantes estarão concentrados na frente da sede da Sanecap bem cedo, e um ônibus levará os servidores até à Câmara.

Ideueno enfatizou que quer uma manifestação pacífica, sem atropelos. “Vamos para a Câmara de maneira organizada”, garantiu o presidente do sindicato dos servidores.

Sobre as últimas denúncias divulgadas na imprensa de que o vereador Deucimar Silva têm fitas com gravações que comprovam a corrupção na gestão da Sanecap, Ideueno disse defender mudança na gestão e criticou “silêncio” do prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB).

DEMISSÃO

Aray Fonseca deve mesmo deixar a Sanecap, depois de ter promovido uma coletiva à imprensa no sábado na sede da prefeitura, onde ameaçou processar veículos de comunicação de Cuiabá que o estariam prejudicando no comando da Companhia de Saneamento.

“Eu mesmo disse a ele pessoalmente que ele fez não foi certo”, admitiu o prefeito sem confirmar a troca na presidência da Sanecap. “A mim ele não disse nada”.
Aray deve assumir vaga de deputado estadual na semana que vem quando o titular da única cadeira do PTB nas Assembleia, Luiz Marinho, estará se licenciando por 121 dias.

Fonseca é o primeiro suplente do PTB a deputado e sua demissão da Sanecap teria sido costurada justamente por Galindo e Marinho para servir como “saída honrosa” ao presidente da Sanecap que teria errado a dose na condução da crise que se estabeleceu no âmbito da Companhia de Saneamento, especialmente depois que os ânimos se acirraram entre servidores e direção da empresa.

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Edevaldo de arruda leite 31/08/2011

A lógica não é complicada. Seja o mais ganancioso que puder. Enriqueça a qualquer custou. Minta. Jure pelas filhas, se preciso. Dispense "assessores". Inchai com as próprias mãos os bolsos do paletó desprovidos de vergonha. Não importa. Nada é suficiente. Serás sempre absolvido... por Deus inclusive! Aliás, tudo que você tem, ganhou Dele, não é mesmo? Teu Deus te beatifica

1 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros