Terça-Feira, 31 de Março de 2020, 14h:35

Tamanho do texto A - A+

Presidiários isolados na PCE testam negativo para coronavírus e serão reintegrados

Por: LUIS VINICIUS

Os quatro detentos da Penitenciária Central do Estado (PCE) que foram isolados com sintomas semelhantes da Covid-19, o coronavírus, testaram negativo para doença. O resultado saiu na manhã desta terça-feira (31) e os presidiários deverão voltar às celas nesta terça-feira (31).

pce nova.jpg

 

Os detentos, conforme o HNT/HiperNotícias noticiou em primeira mão, começaram a sentir os primeiros sintomas nos dias 19 e 20 de março. Diante disso, eles foram isolados e a secretaria municipal de Saúde (SMS) colheu o material e encaminhou a um laboratório credenciado pela secretaria estadual de Saúde (SES).

No dia 26 de março, três dos presidiários apresentaram melhoras e um confessou que mentiu para tentar se agraciar com o benefício da prisão domiciliar. Os nomes dos detentos, no entanto não foram revelados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

Na manhã desta terça-feira (31), os laudos dos exames foram encaminhados ao diretor da unidade Agno Sérgio Ramos. Diante da negativa, os detentos deverão ser reintegrados.

Caso for comprovado que realmente um dos detentos mentiu sobre o estado de saúde, a Sesp deverá abrir um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) contra ele.

Os agentes suspeitam que o preso tenha mentido após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendar aos juízes para avaliarem a concessão de saída antecipada aos detentos do grupo de risco para evitar a propagação da Covid-19 no sistema penitenciário e socioeducativo.

Atualmente, a PCE conta com aproximadamente 2.500 detentos, um número três vezes maior que a unidade comporta que é de 889.

Números

Conforme o balanço diário emitido pelo Ministério da Saúde, o número de casos de contágio pela Covid-19 na segunda-feira (30) subiu de 16 para 18 ocorrências.

Nacionalmente, o Ministério da Saúde registrou 4.579 casos de contágio pela Covid-19. Além disso, em todo Brasil, 159 ocorrências de mortes foram contabilizadas em virtude da doença.

Leia mais

 

Detentos isolados na PCE apresentam melhoras; um confessa que mentiu

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei







Mais Comentadas