"Qualquer tentativa de interferir nos assuntos internos da Dinamarca será, obviamente, inaceitável", disse o ministro. Ele acrescentou que a cooperação entre os governos da Dinamarca e da Groenlândia "é próxima e baseada na confiança mútua".
Uma dessas pessoas supostamente compilou uma lista de groenlandeses favoráveis aos EUA, coletou nomes de pessoas contrárias a Trump e fez com que locais apontassem casos que poderiam ser usados para lançar a Dinamarca sob uma luz negativa na mídia americana. Outros dois tentaram cultivar contatos com políticos, empresários e locais, de acordo com o relatório.
A DR disse que a notícia foi baseada em informações de um total de oito fontes, que acreditam que o objetivo é enfraquecer as relações com a Dinamarca a partir de dentro da sociedade groenlandesa. A emissora não mencionou se os americanos estavam agindo por iniciativa própria ou sob ordens de outra pessoa. Fonte: Associated Press.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.