A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT) iniciou nesta quarta-feira (20) a escolha dos nomes que irão compor a lista sêxtupla do Quinto Constitucional. A previsão, de acordo com a presidente da entidade, é de que o rito siga até o fim da tarde. Ao todo, 17 candidatos pleiteiam uma vaga na lista que pode levar ao cargo de desembargador.
Além do julgamento de dois recursos administrativos, a Ordem também definirá uma Comissão de Arguição que irá sabatinar os 17 candidatos. Cada um terá seis minutos para se apresentar aos 33 conselheiros, cinco membros da Diretoria e dois membros vitalícios votantes na OAB.
Para garantir um lugar na lista que será submetida ao TJ, os candidatos precisam alcançar 21 votos. Depois da etapa da OAB, os nomes serão submetidos ao TJ que reduzirá a escolha para apenas três candidatos. Os finalistas da lista tríplice serão apresentados ao governador Mauro Mendes (UB) responsável pela nomeação.
Na terça-feira (19) o promotor Marcos Regenold foi nomeado para o cargo de desembargador na vaga destinada ao Ministério Público pelo Quinto Constitucional. Além das vagas da OAB e MP, o Tribunal de Justiça também promove sete juízes ao cargo de desembargador pelo critério de merecimento e antiguidade. Até agora, apenas Graciema Caravellas e Sebastião Arruda foram definidos nas vagas internas de antiguidade. A escolha para as vagas remanescentes ocorre no dia 22 de fevereiro.
Candidatos a Lista Sêxtupla:
ANA LUCIA RICARTE
DINARA DE ARRUDA OLIVEIRA
GLAUCIA ANNE KELLY R. DO AMARAL
JULIANA ZAFINO I. FERREIRA MENDES
TANIA REGINA DE MATOS
ABEL SGUAREZI
ANTONIO EDUARDO DA COSTA E SILVA
ARMANDO BIANCARDINI CANDIA
CARLOS ODORICO DORILEO R. JUNIOR
FLAVIANO KLEBER TAQUES FIGUEIREDO
HELIO NISHIYAMA
IZONILDES PIO DA SILVA
JORGE HENRIQUE FRANCO GODOY
JOSE LUIZ DE AGUIAR BOJIKIAN
MARCOS SOUZA DE BARROS
MARDEN ELVIS FERNANDES TORTORELLI
VALERIO DE OLIVEIRA MAZZUOLI
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.