O ministro de Justiça e Segurança Pública Anderson Gustavo Torres autorizou o envio das equipes da Força Nacional de Segurança Pública para auxiliar no combate aos incêndios em Mato Grosso. As tropas deverão permanecer no estado até o início de outubro. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (3).
De acordo com o documento, o prazo de apoio da Força Nacional poderá ser prorrogado. O ministro ressaltou ainda que as ações de combate aos incêndios florestais e às queimadas em todo o estado fazem parte da operação "Guardiões do Bioma".
"Autorizar o emprego da Força Nacional de Segurança Pública, em apoio ao Estado de Mato Grosso, em caráter episódico e planejado, nas ações de
combate aos incêndios florestais e às queimadas em todo o Estado, em atividades de defesa civil em defesa do meio ambiente e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, no âmbito da operação "Guardiões do Bioma", pelo período de trinta dias, a contar da data de publicação desta Portaria", diz o documento.
Incêndios
A região de Cáceres (225 km de Cuiabá), porta de entrada para Pantanal mato-grossense, está sendo atingida por incêndios de grandes proporções. Há focos subterrâneos, o que dificulta o trabalho dos brigadistas. Em alguns pontos o fogo foi controlado, mas devido ao tempo seco e baixa umidade do ar as chamas reascenderam.
LEIA MAIS: Fogo já consumiu 70 mil hectares de vegetação no Pantanal em 2021
Já em Poconé ( a 104 km de Cuiabá), quatro aeronaves estão sendo utilizadas para conter as chamas no km 103 da Transpantaneira. O fogo teve início no dia 27 de agosto. Até o momento já são aproximadamente nove mil hectares que foram devastados.
LEIA MAIS: Bombeiros utilizam quatro aeronaves para conter incêndio no Pantanal
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.