Salah, que também venceu o troféu em 2017/18, tornou-se o quinto atleta a faturar o prêmio em mais de uma ocasião, a exemplo de Thierry Henry, Cristiano Ronaldo, Nemanja Vidic e Kevin De Bruyne. Na próxima temporada, o atacante poderá se tornar o primeiro a levar três vezes a taça, instituída na temporada 1994/95 - Juninho, em 1996/97, foi o único brasileiro a conquistá-lo, pelo Middlesbrough.
Para vencer o prêmio, Salah superou sete finalistas: os companheiros de Liverpool Virgil van Dijk e Ryan Gravenberch, além de Declan Rice (Arsenal), Alexander Isak (Newcastle), Morgan Gibbs-White e Chris Wood (Nottingham Forest) e Bryan Mbeumo (Brentford). Vencedores dos cinco últimos prêmios, os jogadores do Manchester City ficaram fora da lista final.
Aos 32 anos e com contrato renovado, o egípcio tem aproveitado uma temporada produtiva, na qual se tornou o terceiro maior artilheiro do Liverpool, com 244 gols, e o maior artilheiro estrangeiro do Inglês, com 185 gols, ultrapassando o argentino Sergio Agüero (184). No geral, Salah é o quinto principal goleador da competição, atrás de Shearer (260), Harry Kane (213), Wayne Rooney (208) e Cole (187).
De quebra, o atacante do Liverpool também poderá ganhar os prêmios Chuteira de Ouro e Jogador de Ouro, já que lidera a lista de artilharia e de assistências na atual temporada do Inglês, somando 46 participações em gols em 37 partidas. Alan Shearer e Andrew Cole atingiram a marca de 47, mas em 42 partidas.
Salah poderá igualar ou superar o recorde neste domingo, quando o Liverpool se despede da competição diante do Crystal Palace, campeão da Copa da Inglaterra, às 12h (horário de Brasília), no Anfield. A última rodada definirá as últimas três vagas na próxima Liga dos Campeões - cinco equipes estão na disputa.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.