O ano de 2025 de Sabalenka é incrível até agora. Ela é quem mais venceu na temporada, com 31 triunfos em 36 jogos. Contra rivais do top 10, ela está invicta, com 6 vitórias, e foi a primeira tenista a chegar a seis finais nos primeiros quatro meses do ano desde a suíça Martina Hingis, em 2001.
Sabalenka tem mais de 3.000 pontos de vantagem sobre a vice-líder do ranking, a polonesa Iga Swiatek. Esta distância representa um título de Grand Slam (2.000 pontos) e outro de WTA 1000 (1.000), as duas séries mais importantes do circuito feminino.
Com a final de Madri, a número um do mundo empatou o confronto direto com Gauff, que assumiria a segunda posição do ranking conquistasse o título, em 5 a 5. Foi a terceira conquista de Sabalenka na capital espanhola, o que a torna a maior vencedora da história do torneio ao lado de Petra Kvitova. O WTA 1000 de Madri teve sua primeira edição em 2009.
A líder do ranking começou a decisão de Madri de maneira muito agressiva e já no game inicial pressionou o saque de Gauff, que confirmou no sufoco. Sabalenka, porém, venceu os dois serviços seguintes da rival e abriu 4 a 1. A norte-americana ainda devolveu uma quebra, mas a reação parou aí, e Sabalenka venceu o primeiro set por 6/3.
Na segunda parcial, Gauff passou a variar mais o saque e conseguiu equilibrar o confronto. Conseguiu quebrar o serviço da adversária no terceiro game. Ela conseguiu manter a vantagem até o momento em que sacava, com 5 a 4, para fechar o set, mas permitiu a quebra e o empate.
Sabalenka chegou a desperdiçar um match point no saque de Gauff no 12ª game. O tie-break também foi equilibrado, com as finalistas dividindo momentos de domínio. A líder do ranking abriu 3 a 0, permitiu o empate em 3 a 3, mas logo voltou a três pontos de vantagem (6 a 3) e mais um match point. Com uma dupla-falta de Gauff, Sabalenka ergueu os braços. O título de Madri estava assegurado.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.