No Instituto Esporte e Educação, liderado por Ana Moser, houve quatro demissões e corte de 25% de salário em 100 dos 200 funcionários que atuam em 20 espaços diferentes no Brasil, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. "Para não mandar todo mundo embora, diminuímos os salários em 25%. Tivemos que readequar os projetos", disse a ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, em entrevista ao Estadão.
A maioria dos grandes projetos sociais é bancada pela Lei de Incentivo ao Esporte, que destina recursos captados em 2019 para serem executados no ano atual. Este sistema protege financeiramente a maior parte dos projetos maiores durante a pandemia. Mas a preocupação com o médio prazo só cresce entre lideranças de quatro projetos ouvidos pela reportagem.
"Temos uma gordurinha da Lei de Incentivo para queimar, mas quem não tem, terá problemas. Serão uns seis a oito meses para queimar tudo. Depois disso, é preocupação", afirmou Willian Boudakian, à frente de duas grandes iniciativas. Ele é diretor executivo do Instituto Família Barrichello e gerente de projetos do Instituto Passe de Mágica, liderado pela ex-jogadora de basquete Magic Paula.
Nos dois casos, a preocupação também atinge o longo prazo. O motivo é simples. A Lei de Incentivo ao Esporte do governo federal é sustentada por parte do Imposto de Renda de empresas e pessoas físicas. No caso das pessoas jurídicas, até 1% do tributo pode ser direcionado para projetos sociais aprovados pelo governo.
E a previsão é de que, diante da crise econômica causada pela pandemia, o lucro das empresas será menor, o que vai impactar diretamente no imposto a ser dirigido aos projetos. "Se as empresas têm lucro menor ou mesmo nenhum lucro, não teremos o Imposto de Renda. No mercado, percebemos que o rendimento das empresas será menor. No médio prazo, para dois ou três anos, nossa percepção é de que vai ser muito difícil manter os atendimentos dos projetos", explicou Boudakian.
O ex-judoca Flávio Canto, diretor presidente do Instituto Reação, prevê a mesma situação. "O médio e o longo prazo preocupam. A maior parte das empresas vai ter dificuldade em ter lucro. A Lei de Incentivo vai ser um problema lá na frente. Temos que aumentar o porcentual do imposto, é uma luta antiga nossa".
O projeto liderado por Canto não precisou fazer demissões. Mas perdeu recursos que vinham do apoio da Petrobras. Com equipe menor, o Instituto Passe de Mágica também escapou dos cortes no atendimento a um público de 6 a 17 anos, nas cidades de Piracicaba (240 crianças) e São Paulo (120). Mas tanto o Instituto Família Barrichello quanto o Instituto Reação deixaram de arrecadar mais por causa da quarentena.
A necessidade do distanciamento social desde março impediu a realização de eventos beneficentes, como jantares e até eventos de golfe e de kart, liderados por Barrichello. "O Rubinho é um ótimo captador para o projeto", disse Boudakian.
Sem estes recursos, o Instituto liderado pelo ex-piloto de Fórmula 1 precisou paralisar projetos. Completando 15 anos em 2020, a iniciativa pretendia expandir sua atividade para dez estados, nas regiões Norte e Nordeste, atendendo de crianças a idosos. "Estava tudo bem encaminhado, mas a pandemia acabou paralisando o processo de expansão." Atualmente, o instituto atende 3 mil pessoas no estado de São Paulo e dá suporte, na forma de consultoria, para projetos de 20 cidades.
ALTERNATIVAS PARA O FUTURO - Se o longo prazo preocupa, os líderes de projetos sociais são unânimes ao apontarem a necessidade de diversificar a busca por novas fontes de renda, de forma a diminuir a dependência da Lei de Incentivo ao Esporte. Neste aspecto, o Instituto Reação, que extrai 70% dos seus recursos desta lei, desponta com as iniciativas mais ousadas.
Flávio Canto espera ampliar as receitas do projeto em duas frentes. A primeira é formatar uma metodologia própria do ensino de judô, a ser comercializado, principalmente com escolas. O ex-judoca lembra que o Instituto ocupa o primeiro lugar no ranking de agremiações da Confederação Brasileira de Judô, deixando para trás clubes tradicionais do País.
A outra frente é investir na criação de uma produtora de TV. "Estava nos nossos planos no passado, mas não sabíamos bem como fazer. A pandemia deu liberdade poética para arriscar e errar. A vida normal pressupõe que você entregue algo com mais tempo de reflexão. E estes tempos de hoje dão liberdade. Criamos até um canal no Spotify. Nossos educadores viraram radialistas", contou o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004.
Pensar em produtos comercializáveis também é a estratégia do projeto liderado por Ana Moser. "Buscamos desenvolver produtos para empresas, como uma metodologia de treino para jovens e adultos, mais abrangente que as academias atuais. Trazemos pilates, RPG, uma série de metodologias de preparação corporal e física, num formato que atende iniciados e não iniciados. Estamos em fase de licenciar e certificar professores, como meio de geração de recursos", afirmou a ex-atleta.
(Com Agência Estado)
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