Essa foi a primeira vitória de Gauff sobre Swiatek no saibro, quebrando uma sequência de cinco derrotas no piso. Além disso, é a quarta vez que a número quatro do mundo bate a polonesa em 15 confrontos. A forma como o resultado foi construído, no entanto, surpreendeu até mesmo os mais otimistas em relação ao desempenho da americana.
Após sair atrás no placar no início, Gauff venceu 11 games consecutivos, dominando a número 2 do mundo com uma combinação de agressividade, movimentação e inteligência tática. Swiatek, atual tetracampeã de Grand Slam, demonstrou frustração em quadra, chegou a receber uma advertência por linguagem imprópria e não conseguiu se encontrar ao longo do confronto.
O nível técnico de Gauff foi tão elevado que a americana venceu 12 dos últimos 13 games da partida. Foi uma performance que lembrou o melhor do tênis da nova geração, com bolas profundas, excelente cobertura de quadra e potência nos golpes de base.
Swiatek, por sua vez, segue enfrentando dificuldades em 2025. A polonesa, que não vence um título desde Roland Garros 2024, tem lidado com problemas físicos e cansaço acumulado. Sua eliminação em Madri, onde é atual campeã, aumenta a pressão por uma retomada na temporada de saibro, especialmente com o Grand Slam francês se aproximando.
Classificada para a final, Gauff aguarda agora a vencedora da outra semifinal, entre Aryna Sabalenka e Elina Svitolina. A jovem de 20 anos busca seu terceiro título de WTA 1000 e tenta igualar sua melhor campanha no saibro desde o vice-campeonato em Roland Garros, em 2022, quando perdeu justamente para Swiatek.
Com a vitória, Coco também se aproxima ainda mais de Swiatek no ranking mundial. Se conquistar o título em Madri, poderá ultrapassar a polonesa na corrida pela vice-liderança da WTA, aumentando a disputa por posição atrás da número 1, Aryna Sabalenka.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.